Sediada no município, onde gera atualmente 130 empregos diretos, a RBM, do empresário leopoldinense Ricardo Barros Mendes tem filiais em Juiz de Fora e São Paulo e atua junto às instituições financeiras e o mercado de recebíveis.

Criada há 16 anos em Leopoldina, a RBM Sistemas Inteligentes, do empresário leopoldinense Ricardo Barros Mendes, trabalha no setor de tecnologia atendendo as grandes capitais, Rio de Janeiro e São Paulo, que é onde atua o mercado financeiro.
Na esteira do sucesso conquistado pela empresa no mercado nacional de Tecnologia da Informação (TI), a RBM projeta o nome do município, que além de sua tradição na educação, cultura, história, turismo, política, esportes, dentre outras, alcança grande visibilidade neste novo e importante cenário.
Única empresa de Software do mercado financeiro em âmbito nacional com a solução “End to End”, que é a captura da operação na ponta final do cliente com o “BackOffice”, a RBM Sistemas Inteligentes tem como público alvo as instituições financeiras e o mercado de recebíveis.
“A RBM desenvolve sistemas para o mercado financeiro, atuando na área de empréstimo, financiamento e desconto de recebíveis. Nós criamos soluções tecnológicas para favorecer o crédito. Por exemplo, o aplicativo que o cliente acessa a conta de Banco proporciona a facilidade de ter o Banco na palma da sua mão. Nós criamos essa facilidade, esse aplicativo do Banco, sem que seja necessário o acesso presencial do cliente na agência bancária”, explicou Ricardo Barros Mendes.

Com sua matriz localizada na Avenida Sebastião Antunes Fonseca, ao lado da BR-116, sentido Rio de Janeiro, por onde transitam diariamente milhares de veículos, a RBM sempre esteve em Leopoldina, onde surgiu com o objetivo de inovar o mercado da TI.

“Nestes 16 anos a gente veio crescendo naturalmente nos grandes centros. Hoje, o reconhecimento que temos de Leopoldina é muito importante para nós”, comentou Ricardo, admitindo que há pouco tempo Leopoldina passou a conhecer a RBM e perceber sua estrutura. “As coisas acontecem em seu tempo certo”, avaliou.

Geração de empregos
A RBM Sistemas Inteligentes é responsável pela geração de 130 empregos diretos em Leopoldina, um número expressivo no contexto da economia local, que busca soluções para o enfrentamento de problemas que afetam diretamente os municípios.
“Fechamos 2021 com 60 novas contratações”, informou Ricardo, Diretor Executivo (CEO) da RBM, justificando que apesar do setor estar aquecido é necessária a mão de obra diferenciada.

Ricardo Barros Mendes mencionou o Cefet como fundamental para o setor e sua empresa, pois 80% da mão de obra é CEFET. “Em Cataguases há duas faculdades de tecnologia”, citou, afirmando precisar de mais 30 funcionários, mas não conseguindo mão de obra na região. “A Energisa também é um celeiro de empregos muito grande para a área de tecnologia”, completou Ricardo.
Crescimento
“A ideia para 2022 é de crescimento. Nós queremos crescer 50% este ano, mas para alcançar esse objetivo eu preciso da mão de obra”, argumentou Ricardo, enfatizando que a mão de obra de tecnologia está escassa em todo o Brasil. “Sofremos esse problema aqui em Leopoldina e em nossos escritórios em Juiz de Fora e em São Paulo. Existe oferta de emprego, mas falta mão de obra qualificada”, observou o CEO.
Em 2019 a RBM iniciou seu projeto de expansão com a abertura, em Juiz de Fora, da sua primeira filial. Em seguida, em 2020, inaugurou a filial em São Paulo. Nos dois últimos anos a empresa alcançou um crescimento de 300% no período, apesar da pandemia. Para 2022 a expectativa do empresário também é de crescimento.
Nova sede em Leopoldina
A nova sede da RBM atende satisfatoriamente as necessidades da empresa, disse Ricardo, durante a visita de apresentação de suas amplas e modernas instalações à Reportagem do Jornal O Vigilante Online. Composta pelos Setores de Desenvolvimento de Softwares, Suporte, Administrativo, Atendimento, além de um amplo estacionamento, a RBM adota o ‘espaço aberto’ para descontração dos funcionários. No ‘Open Space’, destaca Ricardo, não há divisões e a ideia é criar uma interação maior entre a equipe.

Chamado de ‘Área de Descompressão’, o espaço interno reservado para o lazer nos intervalos de trabalho inclui Totó, Sinuca, além do ‘Happy Hour’, toda sexta-feira, nas três unidades da RBM (Leopoldina, Juiz de Fora e São Paulo). “Na unidade RBM Leopoldina temos até um palco com auditório, onde nossos colaboradores podem se apresentar, compartilhando seus talentos artísticos e até mesmo receberem convidados para se apresentarem”, comentou Ricardo Barros Mendes, acrescentando que na RBM os colaboradores têm liberdade para trabalharem de chinelo e bermuda (dress code), o que é uma das características da empresa.
Satisfeito com o bom relacionamento com os Poderes Legislativo e Executivo de Leopoldina, Ricardo elogiou a medida adotada pela Câmara Municipal e encaminhada ao Executivo reduzindo de 5% para 2% a parte do ISS. “É um aspecto muito positivo. A redução desse imposto voltará para o município através de novas contratações. Isso recoloca Leopoldina no páreo regional, pois esse benefício, por exemplo, já existia em Cataguases, que havia convidado a empresa para lá se transferir”, contou o empresário.
“Estamos muito felizes em Leopoldina, nossa terra natal, que é uma cidade maravilhosa”, expressou Ricardo ao concluir a entrevista concedida ao Jornal.
O Vigilante Online







