Com ensino de qualidade e dedicação aos alunos, escola disponibiliza vagas para o Imanzinho, Iman Bilíngue e IMAN Teens.
Estão abertas as matrículas para as três unidades do Instituto Metodista Arca de Noé (IMAN), em Leopoldina, cuja sede está localizada à Rua Manoel Lobato, nº 88, no centro. A escola disponibiliza vagas para o Imanzinho (berçário e crianças até 02 anos), que está instalada a Rua Juvenal Carneiro nº 152. Para o IMAN Bilíngue – Educação Infantil e Ensino Fundamental I, localizado a Rua Manoel Lobato, 88 e também para o IMAN Teens – nome fantasia do Instituto John Wesley, do 6º ao 9º ano, no prédio das Faculdades Doctum em Leopoldina, na Avenida Getúlio Vargas, 635; as três unidades estão localizadas no centro da cidade.
Ao Jornal O Vigilante Online a Diretora do IMAN, Professora Lúcia de Fátima Bezerra Coutinho, esclarece que a escola oferece um ensino personalizado, que olha para as especificidades dos seus alunos e alunas. “ Cada criança tem seu próprio jeito de aprender, seu ritmo, seu tempo, suas necessidades”, comentou.
“O IMAN personaliza o ensino, razão pela qual não temos salas cheias. As nossas vagas são limitadas. A prioridade pela ocupação das vagas é em primeiro lugar para os alunos que já são alunos da escola; mas temos vagas ainda para todos os níveis e principalmente para o Instituto John Wesley ou o Iman Teens, uma escola ainda pouco conhecida, mas que faz um trabalho diferenciado voltado aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º) explicou a Diretora do Instituto, destacando um importante aspecto: “preços bem acessíveis, um ensino de excelente qualidade professores de alto nível, muito capacitados, todos com pós-graduação, inclusive Mestres no nosso currículo de oferta profissional.”

Matrículas
As matrículas para o IMAN irão até janeiro e conforme informou a escola, as turmas que vão fechando ficam sem vagas, porém, aqueles pais que têm interesse em matricular seus filhos na escola para desfrutarem da estrutura ofertada pelo IMAN podem se dirigir à sede da Instituição, localizada na Rua Manoel Lobato, nº 88, no Centro da cidade.
“Agendem um horário conosco para conhecer nossa proposta que além de diferenciada é muito interessante, com um leque de oferta pedagógica extensa naquilo que temos a oferecer para que a criança amplie seu leque de aprendizagem e desenvolvimento de competências. ”, frisou a Diretora do IMAN, revelando que as matrículas estão acontecendo: “Estamos com muita procura. São pais novos, pais de outras cidades que estão vindo morar em Leopoldina que nos procuram pelo nosso diferencial, tanto em termos de ensino, didática e metodologia quanto em termos daquilo que nós temos como nosso maior primor, que é o acolhimento, que é a construção afetiva e a construção de valores.”

Criação do Instituto Metodista foi inspirada no sonho da inclusão

O IMAN nasceu há 33 anos a partir de um sonho de inclusão. Em 13 de março de 1988 a instituição começou a funcionar com o nome “Pré Escola Arca de Noé”. Em 15 de março de 1992 passou a ser o “Instituto Metodista Arca de Noé”, através de uma reunião realizada pelo Concílio Local da Igreja Metodista e em 1994 os pais se mobilizaram através de um abaixo-assinado solicitando ao conselho diretor a extensão de séries, que foi decidido em 23 de setembro de 1995, implantando-se assim, em 1996 o ensino fundamental de 1ª a 4ª Série. O IMAN nasceu nos primórdios da inclusão e até hoje cumpre esse legado. O IMAN é aberto para todos, o IMAN é uma escola para todos. Aqueles pais, aquelas famílias que desejam uma educação diferenciada, humanística, voltada para o outro, que olha para o mundo. Nós consideramos as crianças como elas já são. Elas não vão ser, elas já são. Esse é um foco muito apropriado do IMAN”, frisou.
O aspecto de estar vinculado à Igreja
Como a escola nasceu dos ideais de pessoas da Igreja, ela é uma escola confessional, mas não é uma escola doutrinária. “Quando os pais matriculam as crianças na escola eles têm plena convicção que os filhos deles vão chegar em convertidos a ética, ao respeito ao outro; convertidos aos de princípios da moralidade, dos valores comuns à pessoa humana que queremos construir”, afirmou Lúcia Coutinho, justificando que “embora a Igreja Metodista seja mantenedora do Instituto Metodista Arca de Noé, do Instituto John Wesley e do Imanzinho temos um grande respeito a todas as religiões que chegam pra nós. Nós não doutrinamos, falamos em reino de paz, em reino de caráter, em uma sociedade mais justa, mais solidária e naturalmente mais feliz.“

Perguntada pela Reportagem sobre o que faz uma escola ser diferente, a Diretora do IMAN respondeu que “ Os princípios humanísticos e éticos pautados no cidadão que se quer formar e no mundo que se quer construir, a consistência sólida e o embasamento científico do que se quer ensinar, como ensinar e de como a criança aprende e engajamento com as novas didáticas e metodologias.” A diretora ainda ressaltou suas análises em currículos internacionais.
“O IMAN é uma escola integral, diferente de ser uma escola em tempo integral, que nós também somos”, destacou a Diretora. “Ser uma escola em tempo integral não é uma escola integral. Escola integral é aquela que olha o aluno, que olha a criança como um sujeito, como um todo, um ser holístico e a escola vai trabalhar todas as suas necessidades e desenvolver todas as suas possibilidades.

Atualmente, o IMAN conta com plataformas de ensino digital, uma biblioteca digital disponível para a família e para os alunos em todas as faixas etárias. “Nós somos Bilíngue, o que também é um diferencial (Cambridge). Lembrando que o inglês bilíngue do IMAN é altamente inclusivo. Nenhuma criança que estuda no IMAN pode ficar fora da nossa proposta do inglês, porque quanto mais gente falando inglês, quanto mais gente com o domínio do segundo idioma, mais oportunidades a gente vai criar para esta sociedade que estará atuante daqui há 10 ou 15 anos”, declarou a Diretora, ao contar que o IMAN tem um projeto próprio bilíngue, construído e desenvolvido por ela juntamente com seu filho que é professor de inglês. É um projeto onde o inglês bilíngue do IMAN tem a cara do IMAN. E agora, trazendo o PES, que é o Positive Solution English, em que eles estão vinculados integralmente ao projeto de Cambridge. Nós temos esse material que é todo formulado na Inglaterra, a partir dos parâmetros de Cambridge, o que é um diferencial, um ganho e uma inovação para Leopoldina e para todos aqueles que querem aprender inglês de forma diferenciada. Teremos sem nenhum custo as certificações para os alunos ao término do 9º ano que já estão dentro do próprio programa.
Na avaliação da Diretora, depois de enfrentar o desafio do caos criado a partir do começo de 2020 com a pandemia, o IMAN chega ao final de 2021 consolidado. “Quando a pandemia foi estabelecida em março de 2020 nós tínhamos um cenário totalmente desconhecido, nós não sabíamos o que ia acontecer em termos de formatos de aulas, modelos de aulas, ofertas, o que aconteceria economicamente com os pais dos alunos”, observou Lúcia Coutinho, enfatizando que o maior desafio foi 2020. “Em 2021 as coisas já estavam mais ou menos aquietadas. Já tínhamos a vacina, notícias promissoras de retorno, o retorno em Minas foi muito cuidadoso, acredito eu que foi no tempo certo e quando esse retorno foi estabelecido pelo governo o IMAN estava preparado não só nas questões tecnológicas, mas também nas metodologias para atender as demandas das aulas remotas e presenciais. Em 2021 nós tivemos uma consolidação positiva daquilo que nós preparamos em 2020.
“Nesses dois anos nós aproveitamos que as aulas estavam suspensas e eu fui estudar o que de melhor estava acontecendo no cenário da educação no mundo. O currículo do IMAN é organizado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mas procuro trazer aportes dos currículos internacionais, principalmente em língua inglesa. Nós somos a única escola bilíngue da cidade.” De acordo com os esclarecimentos da Diretora Lúcia, a escola bilíngue tem uma legislação. “Eu não posso oferecer duas aulas semanais e dizer que é bilíngue. A legislação determina que eu tenho que ter no mínimo cinco horas semanais de aula e uma oferta de 25% da oferta curricular de conteúdos em língua portuguesa, matemática e ciências, obrigatoriamente ou a escolher entre Geografia, História, Artes e esse conteúdo precisa ser oferecido à criança em língua inglesa. Nós temos esse projeto, que está de acordo com a legislação do bilíngue no Brasil, que inclusive é muito nova, é de 2020”, informou.

Outro diferencial do IMAN é a plataforma PLENO, que traz a filosofia de que você não está só, uma proposta cujo slogan é ‘Não é sobre você. É sobre nós’, compreendendo que ninguém vive em isolamento. Esse slogan traz muito do IMAN, porque nós vivemos no coletivo. Essa proposta está voltada para a educação sócioemocional. “Sabemos que as exigências de relacionamento, gestão de conflitos, passam muito pela educação sócioemocional – saber organizar-se diante das emoções, das situações cotidianas que nos desafiam. Ensinar as crianças, até alfabetizá-las emocionalmente. Então, quando eu estou triste eu vou nomear essa tristeza: Por que estou triste? E porque estou com saudades? Eu estou ferido com alguém? Esse sentimento vai durar pra sempre? Educação sócioemocional é isso, você gerenciar suas emoções e saber passar por elas sem entrar num conflito maior, sem entrar num desgaste de tristeza, de pânico, mas olhar pra dentro e poder sair da situação sabendo que ela não é permanente. Ninguém é feliz para sempre, ninguém é triste para sempre”, reiterou Lúcia.
O Instituto John Wesley, sede do Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano no turno da manhã, está localizado nas instalações das Faculdades Doctum, um espaço acadêmico completo. “Nosso 6º ao 9º ano funciona no prédio da Doctum, que foi escolhido por nós pela sua localização de fácil acesso aqui no Centro da Cidade, na Avenida Getúlio Vargas e em segundo lugar por ser um espaço acadêmico muito bem montado, com salas amplas e climatizadas. A formação acadêmica dos nossos alunos é levada a sério desde agora e tem início no maternal, apenas se consolidando com a evolução deles próprios”, argumentou a Diretora do IMAN.
Ao concluir a entrevista, a Diretora mencionou que são muitos ganhos, são muitas conquistas e aquisições que o IMAN faz para trazer uma educação diferenciada e inclusiva. “Que tenhamos todos um feliz natal de muito boas expectativas, porque o novo está chegando, o novo tempo de esperança, de renovação, de boas expectativas e de acreditar que o novo vem”, agradeceu Lúcia Coutinho.
Os interessados em conhecer o IMAN e matricularem seus filhos e/ou netos podem entrar em contato com o IMAN através do telefone 3441-5166, de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h.
O Vigilante Online








