ESF Alto da Ventania promove em Leopoldina ‘Grande Circuito de Saúde’ alusivo ao Novembro Azul
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

ESF Alto da Ventania promove em Leopoldina ‘Grande Circuito de Saúde’ alusivo ao Novembro Azul

ESF Alto da Ventania promove em Leopoldina ‘Grande Circuito de Saúde’ alusivo ao Novembro Azul

Campanha visa conscientizar o homem sobre o Câncer de Próstata. Mulheres também são chamadas para fazerem exames citopatológicos – prevenção do Câncer de Colo Uterino, dentre outros.

Nesta quinta-feira (25), o ESF Alto da Ventania realizou em Leopoldina, mais uma etapa do Grande Circuito de Saúde, motivado pelo Novembro Azul, Movimento de Conscientização Sobre o Câncer de Próstata.

A Reportagem do Jornal O Vigilante Online esteve no ESF Alto da Ventania, localizado na Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, onde conversou com a Enfermeira Jamili Vargas Conte Montenário, Responsável Técnica daquela Unidade.

De acordo com Jamili, este ano o Circuito de Saúde do ESF Alto da Ventania promove os cuidados em relação ao Câncer de Próstata, dentre eles a importância de fazer o exame PSA – usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos e enfatiza os cuidados com a hipertensão e a diabetes.

A Antropometria, que é avaliação do peso e altura de todos que passam pelo ESF Alto da Ventania é feita. Os usuários foram orientados a comparecerem ‘in jejum’ e estão fazendo a glicemia de jejum, a glicemia capilar e a aferição da pressão arterial, depois passam pela avaliação da médica e a solicitação dos principais exames: o PSA para homens acima de 45 anos, a hemoglobina glicada que é um exame fundamental para ver o controle da diabetes e estamos agendando o exame preventivo aqui na unidade e, consequentemente, a solicitação da mamografia”, ponderou Jamili.

“Tentamos buscar a população masculina, que está sempre afastada do serviço de saúde, destacando a prevenção do Câncer de Próstata. Somado ao mês anterior, o Outubro Rosa, estamos captando e chamando as mulheres para fazerem exames citopatológicos – que é a prevenção do Câncer de Colo Uterino; fazer o agendamento da mamografia, que devido à pandemia, por quase dois anos muitos usuários da unidade estavam afastados do serviço, somamos esse momento de saúde e fizemos com a ajuda das agentes comunitárias de saúde e de toda equipe, para fazer esse trabalho.

“Também aproveitaremos essa oportunidade para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos agendarem seu exame preventivo (citopatológico do colo uterino), Mamografia para rastreamento serão solicitadas às mulheres entre 50 e 69 anos de idade”, explicou a Responsável Técnica do ESF Alto da Ventania, acrescentando que mulheres que não estiverem nesta faixa etária e observarem algum sintoma devem procurar a unidade de saúde.

Jamili esclareceu que cada unidade de saúde tem autonomia para conduzir as ações de vigilância em saúde em sua área de abrangência. “Todos da saúde sabemos que todo ano temos os meses temáticos (Outubro Rosa, Novembro Azul). Nós já trabalhamos com nossos usuários na rotina da unidade, nas consultas de demanda espontânea, mas hoje foi um ‘Dia D’ para fazer a mobilização”, justificou.

O Grande Circuito de Saúde vai até o dia 30 de novembro, mas a orientação do ESF Alto da Ventania aos usuários é que a prevenção seja feita durante todo o ano.

Perguntada pela Reportagem sobre o movimento de pessoas que procuram atendimento naquela unidade de saúde, a Enfermeira contou que mesmo com o aumento do número de vacinados contra a Covid-19, as pessoas ainda têm receio de comparecer ao posto por conta da pandemia. “Os números (referindo-se aos casos de Covid-19) tiveram uma redução que a gente acompanha pela divulgação da epidemiologia, dos dados nacionais. Além da vacinação, nós temos a preocupação de mantermos o distanciamento, o uso da máscara de proteção respiratória, a higienização das mãos. Em todo o mundo não temos ainda o controle da pandemia. O nosso trabalho de prevenção é contínuo”, frisou Jamili.

Contando com uma equipe de 5 agentes comunitários de saúde, uma técnica de enfermagem, a médica, equipe de saúde bucal com uma dentista e a auxiliar de consultório dentário, e auxiliar de serviços gerais, o ESF Alto da Ventania abrange os Bairros Alto da Ventania, Mina de Ouro, Fábrica e Vila Miralda e algumas imediações.

O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida