De 27 de setembro a 2 de outubro a equipe do CPM realiza o Dia da Escuta, acolhimento multidisciplinar GRATUITO no @CPM.Leopoldina
Será inaugurada em Leopoldina na segunda-feira, dia 27 de setembro, a Unidade local do Centro de Psicologia de Muriaé (CPM), clínica localizada na Rua Presidente Carlos Luz, nº 699, Sala 405 no 4º andar do Edifício Dona Luzia, no Centro da cidade.
Durante toda a semana, entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro, a equipe do CPM realizará em sua unidade de Leopoldina o Dia da Escuta, acolhimento multidisciplinar GRATUITO no @CPM.Leopoldina .
A ação, que será desenvolvida de 09h00 às 15h00 de segunda à sexta-feira e de 09h00 às 11h00 no sábado, acontece no Setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio e tem por objetivo orientar pessoas quanto aos perigos a ele relacionados.
Em entrevista concedida ao Jornal O Vigilante Online através do programa Fatos e Opiniões na manhã deste sábado (25) pela Rádio Jornal, os psicólogos Thaís Alves e Luidis Francisco representaram o Centro de Psicologia de Muriaé (COM) e prestaram importantes esclarecimentos a respeito do assunto.

Thaís explicou que o suicídio vem de um estado depressivo, que pode ser disparado por vários gatilhos: solidão, luto, términos, falta de dinheiro, problemas familiares, etc.
Indagada sobre ser considerado um tabu falar sobre suicídio em nossa sociedade, a psicóloga comentou que esta é uma das melhores formas de prevenção, porém, reconheceu que se configura como um tabu em nossa sociedade.
“Visto que tirar a própria vida é uma decisão extrema para fugir do que parece ser um problema sem solução, a melhor forma de evitá-lo é detectar a possibilidade a tempo, e para isso é necessário diálogo”, comentou.
Ainda analisando o que leva uma pessoa a cometer suicídio, o psicólogo Luidis Francisco disse que o suicídio é multifatorial e que 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados com ajuda profissional. “A maioria é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muitos as ignoram ou nem mesmo sabem que precisam de tratamento. Cerca de 17% dos brasileiros já pensaram em suicídio. 4,8% deles já traçaram um plano para isso”, acrescentou o profissional.
Mais informações sobre esse trabalho de grande alcance social podem ser obtidas através dos contatos: (32) 98832-8737 em Leopoldina e (32) 3721-1926 e 9 8446-6333, ambos em Muriaé.
Serviço
Inauguração do CPM – Centro de Psicologia de Muriaé – Unidade Leopoldina – MG
Endereço: Rua Presidente Carlos Luz, nº 699, Sala 405, 4º andar – Centro
Dia da Escuta
27 de setembro a 2 de outubro
Acolhimento Multidisciplinar Gratuito
Programação: Segunda à Sexta, de 09h00 às 15h00, Sábado de 09h00 às 11h00
