(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Católicos celebram Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Minas

Católicos celebram Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Minas
Thiago Leon/Reprodução

Os católicos celebram, nesta quarta-feira (15), o Dia de Nossa Senhora das Dores. A santa é venerada desde o século XIII e a sua popularidade chegou ao ponto dela ser considerada padroeira de várias cidades dentro e fora do Brasil, com títulos diferentes.

No Brasil, a santa é padroeira de Minas Gerais, com a denominação de Nossa Senhora da Piedade. A data lembra as sete dores de Maria, cujo ápice se deu no momento da crucificação de Jesus.

Continua Depois da Publicidade

           


História de Nossa Senhora das Dores

As celebrações em homenagem à Nossa Senhora das Dores começaram durante o século XIII, na região da Germânia. Porém, em meados deste mesmo século o seu culto passou a ser mais intenso na Península Itálica.

As Sete Dores de Nossa Senhora

Na iconografia de Nossa Senhora das Dores, ela é representada por sete espadas encravadas no seu coração, representando as Sete Dores de Maria durante a sua vida terrena.

Continua Depois da Publicidade

  1. A profecia de Simeão
  2. Fuga da Sagrada Família para o Egito
  3. O desaparecimento de Jesus no Templo
  4. Assistir Jesus carregando a cruz
  5. Presenciar a crucificação de Jesus
  6. Maria recebendo o corpo do Filho quando é retirado da cruz
  7. O enterro e sepulcro de Jesus Cristo

Igualmente, è comum que ela apareça chorando, com um manto escuro e com o rosto triste.

Oração à Nossa Senhora das Dores

“Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares, graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas, a graça…(pedir a graça). Amém”

De acordo com o costume católico, após esta oração reza-se o Terço das Dores, associando cada uma das sete dores de Maria a um pai-nosso e 7 ave-marias.

O Vigilante Online