(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Aqui de Leopoldina: Cozinha Mineira, Patrimônio Imaterial

Aqui de Leopoldina: Cozinha Mineira, Patrimônio Imaterial
Por Ana Maria Garcia do Carmo Carminati – Emater/MG

Cozinha mineira: sinônimo de acolhimento, afeto, hospitalidade e diversidade, mas também de desenvolvimento socioeconômico para Minas Gerais.

Com o objetivo de fomentar e promover um dos mais importantes atrativos turísticos do Estado como vetor de crescimento econômico e desenvolvimento social, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) lançou o “Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira”, tendo a Emater MG como parceira. “Quando se fala em Cozinha Mineira, não se trata apenas dos alimentos, mas sobre todo o processo econômico e social envolvido: é nosso reconhecimento como mineiros.

Continua Depois da Publicidade


A ideia do Iepha-MG é desenvolver um dossiê para identificar os principais produtos que constituem a Cozinha Mineira e, a partir disso, permitir a construção do Atlas da Cozinha Mineira, um Instrumento dinâmico que vai mostrar toda a cadeia produtiva do setor, fomentar o turismo de base comunitária e de experiência.

Esperamos que, até o final do ano, façamos o reconhecimento estadual, para encaminhar o pedido para reconhecimento no âmbito nacional, junto ao Iphan, e posteriormente em nível internacional, junto à Unesco”, explicou a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo.

Atenção leopoldinenses: Feijão tropeiro, pastel de angu, frango com quiabo, pão de queijo e tantas outras delícias fazem parte da cozinha mineira e deliciam os nossos dias.

Continua Depois da Publicidade

Pensando nessa diversidade gastronômica que o estado possui, está aberto, até o dia 11 de julho, o edital “Cozinha Mineira”. A ideia é fomentar a realização de projetos culturais de concursos, feiras e festivais relacionados à temática.

Não perca essa oportunidade! Mais informações: www.secult.mg.gov.br.

O Vigilante Online