(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

CEFET-MG em Leopoldina divulga edital para mestrado profissional em automação e sistemas

CEFET-MG em Leopoldina divulga edital para mestrado profissional em automação e sistemas
Foto: O Vigilante Online

Período de inscrição começa no dia 14 de junho e vai até 14 de julho.

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) divulgou o edital de seleção para o mestrado profissional em Automação e Sistemas.

Ao todo, serão ofertadas 20 vagas para o curso, sendo 10 vagas para a linha de pesquisa “Controle, Instrumentação e Sistemas Inteligentes” e 10 vagas para a linha de pesquisa “Internet das Coisas”.

Continua Depois da Publicidade


O Curso será ministrado no Campus Leopoldina do CEFET-MG e tem duração prevista de 24 meses, com início a partir do segundo semestre letivo de 2021. Respeitando-se as normas do Ensino Remoto Emergencial do CEFET-MG, em consonância com a Resolução CEPE-02/20, de 2 de julho de 2020, o curso poderá ser ministrado à distância.

Período de inscrições: 14/06/2021 às 00:00 – 14/07/2021 às 16:59

Link para inscrição

Continua Depois da Publicidade

Edital

Página do Programa em Automação e Sistemas

Perfil do Egresso
O PPGAS, Programa de Pós-Graduação em Automação e Sistemas do Campus Leopoldina, do CEFET-MG, tem como principal objetivo formar um profissional nas áreas de: i) Internet das Coisas e ii) Controle, Instrumentação e Sistemas Inteligentes, capaz de desenvolver soluções tecnológicas, científicas, econômicas, sociais e ambientais para a indústria. Nesse sentido, o profissional deverá possuir um conhecimento teórico, prático, científico e tecnológico, bem como habilidade, senso crítico e criatividade, para que possa gerar tecnologias e atender às necessidades compatíveis com o modelo tecnológico atual, principalmente na sua região, baseado nos interesses da comunidade e na integração desta com o restante do mundo. O profissional também deverá ser capaz de agir de forma ética, a partir da análise dos problemas do mundo ao seu redor.

Espera-se que ao concluir mestrado o aluno seja capaz de atuar com propriedade em pelo menos uma dessas áreas:

Desenvolvimento de ferramental baseado em métodos e técnicas para automação de processos e análise de grandes volumes de dados;
Desenvolvimento de aplicações e serviços IoT, considerando técnicas e mecanismos de segurança;
Desenvolvimento de técnicas de controle e sistemas inteligentes aplicados, utilizando recursos de as redes inteligentes (smartgrids, microgrids), aplicações em agricultura de precisão, controle de processos, otimização e aplicações diversas em inteligência computacional.

Público-Alvo
O curso tem como público-alvo: engenheiros e profissionais graduados que atuam em empresas do setor energético, minero-metalúrgico, agrícola, industrial, etc.;
profissionais que atuam no setor de prestação de serviços nos diversos segmentos da indústria, como empresas de consultoria, projetos e auditorias energéticas;
profissionais graduados nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra (matemática, estatística, física e computação), que atuam no âmbito acadêmico ou aplicado (indústrias e empresas);
alunos graduados em curso de ciências exatas, preferencialmente com formação nas engenharias de controle e automação, mecânica, elétrica, química, produção, mecatrônica, eletrônica e civil, além de física, química, matemática e computação.

Fonte: CEFET-MG Campus Leopoldina

Mais Lidas

Aqui de Leopoldina: Empreendendo no meio rural

By Colunista / 25/04/2021 - 09:30 / 0 Comments