Ministro do STF libera cerimônias religiosas presenciais neste Domingo de Páscoa
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Ministro do STF libera cerimônias religiosas presenciais neste Domingo de Páscoa

Ministro do STF libera cerimônias religiosas presenciais neste Domingo de Páscoa

Após decisão, Prefeitura de Leopoldina emitiu Nota autorizando excepcionalmente neste Domingo a realização de celebrações religiosas.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, ordenou neste sábado (3) que os estados, o Distrito Federal e os municípios permitam a realização de celebrações religiosas presenciais, ainda que com, no máximo, 25% da capacidade. A porcentagem foi inspirada em julgamento de caso similar pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, informou através de Nota que, em virtude da decisão do STF, a atividade religiosa está autorizada a funcionar, excepcionalmente neste Domingo (04/04), mediante a adoção de todas as cautelas expostas. (Confira ao final desta matéria)

A decisão ocorre na véspera do domingo de Páscoa, uma das principais datas do calendário cristão, quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A ocasião foi mencionada por Nunes Marques. Ele destacou que mais de 80% dos brasileiros se declaram cristãos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ministro atendeu a um pedido de liminar (decisão provisória) feito pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure). Para a entidade, o direito fundamental à liberdade religiosa estava sendo violado por diversos decretos estaduais e municipais que proibiram os cultos de forma genérica. A Anajure argumentou que tais normas tratavam a religião como atividade não essencial, o que seria inconstitucional.

Todos os atos questionados foram editados com a justificativa de evitar aglomerações que favoreçam a contaminação pela covid-19.

Nunes Marques baseou sua decisão também em parecer do procurador-geral da República, Augusto Aras, que defendeu a assistência espiritual como sendo algo essencial na pandemia. Em manifestação sobre o tema, a Advocacia-Geral da União (AGU) também defendeu a permissão para a realização de cultos presenciais.

Confira a Nota da Prefeitura de Leopoldina:

Jornal O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida