Programação, realizada neste sábado (20) no Hotel Minas Tower reuniu médicos e profissionais de saúde de vários municípios.

A 487ª UREZOMA (União das Regionais da Zona da Mata) em Leopoldina foi realizada neste sábado, dia 20 de julho, num dos salões de eventos, localizado no 14º andar do Hotel Minas Tower.
Médicos e profissionais de Saúde de Leopoldina, Muriaé, Cataguases, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Manhuaçu se reuniram a partir das 08h00, sendo recepcionados pelo presidente da Associação Médica de Leopoldina (AML), Dr. Celso Francisco Resende Vieira, juntamente com o presidente da UREZOMA, o médico e advogado Dr. Delano Carlos Carneiro.
O evento contou com três Conferências, a primeira delas iniciada pouco depois das 09h00 foi proferida pelo médico Dr. Marcelo Alvim, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Rio de Janeiro – RJ, com o tema “Câncer de Mama – Da Clínica à Genética”. Em seguida o Psiquiatra Dr. Hélio Newton França e a Psicóloga Dra. Ludmila Duarte apresentaram a Conferência sobre os temas “Fronteiras entre o somático e o psíquico” e “Aspectos relevantes das doenças funcionais”.
A terceira Conferência do dia, com o tema “Defesa Profissional” foi apresentada pelo Diretor de Defesa Profissional da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Dr. Marcelo Versiane Tavares.
Durante o encontro os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos conferencistas e participar dos debates. O ponto culminante do evento aconteceu no final da manhã, quando foi realizada a Mesa Redonda “Defesas Profissionais”, composta pelo presidente da UREZOMA – Dr. Delano Carlos Carneiro, o diretor de Defesa Profissional da AMMG – Dr. Marcelo Versiane Tavares, os Drs. Jairo Antônio Silvério, Cícero de Lima Rena e Antônio Dírcio – do CRM-MG, além do presidente da Associação Médica de Leopoldina (AML), Dr. Celso Francisco Resende Vieira.
O médico oftalmologista Dr. Arlex Briceño Calle foi o homenageado ao final da edição 487 da UREZOMA. Uma placa alusiva ao evento, entregue ao Dr. Arlex pelo presidente da AML, Dr. Celso Vieira, demonstrava a ele o agradecimento da Associação Médica de Leopoldina, parabenizando-o pelos anos de dedicação com sabedoria, comprometimento e ética.

A UREZOMA existe há 54 anos e promove reuniões mensais, de forma itinerante, nas sedes regionais da Associação Médica, em Juiz de Fora, Leopoldina, Cataguases, Além Paraíba, Viçosa, Ponte Nova e Muriaé.
Em um dos intervalos da reunião, o presidente da UREZOMA e o presidente da AML concederam, através do telefone, uma entrevista ao programa “Jornalismo O Vigilante no Rádio”, levado ao ar de 10h00 às 12h00 pela Rádio Cidade.
Delano Carlos Carneiro disse que 11 cidades da Zona da Mata compõem a UREZOMA, cujo objetivo essencial é o intercâmbio de conhecimentos, a busca do aprimoramento na área médica. “Consideramos o evento deste sábado muito positivo, especialmente pelos temas que foram apresentados e sobretudo pelos oradores desta manhã”, afirmou o médico.
Conforme o presidente da AML, a UREZOMA é um evento médico que associa a parte científica, a parte de defesa profissional e o congraçamento junto aos médicos que vêm da região. “Hoje nós temos colegas aqui de Muriaé, Cataguases, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Manhuaçu e isso nos engrandece muito. São palestras muito educativas, atualizadas”, declarou o Dr. Celso Vieira.




















