Exposição 'Mecenas dos Anjos' presta homenagem a Luiz Raphael Domingues Rosa e Cândida Botelho
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Exposição ‘Mecenas dos Anjos’ presta homenagem a Luiz Raphael Domingues Rosa e Cândida Botelho

Exposição ‘Mecenas dos Anjos’ presta homenagem a Luiz Raphael Domingues Rosa e Cândida Botelho

A Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina, em parceria com a jornalista Marcia Vaz Barbosa, realizarão outra exposição de Luiz Raphael Domingues Rosa,  no Museu Espaço dos Anjos, que será inaugurada no sábado, 18 de maio, às 19h00,  e terá a duração de 2 meses.

Luiz Raphael, durante 22 anos manteve, com recursos próprios, o sonho de criar o Museu de Leopoldina. Ele é o mentor do “Espaço dos Anjos”. Em 2017 o Museu mostrou obras inéditas do grande artista leopoldinense na exposição ”Relembrando as cores: 10 anos sem o mago”. No dia 18 de maio será aberta outra exposição do pintor, que mostra em suas telas uma Leopoldina encantadora e única. Este evento faz parte da 17ª Semana Nacional dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), colocando Leopoldina no circuito nacional de exposições. Desta vez a exposição apresenta um diferencial: as obras inéditas estarão à venda. O acervo de Cândida Côrtes Botelho estará exposto para visitação e venda das obras.

A história de Cândida e Raphael , o Mecenas e o Anjo

No século XIV, no Renascimento nascido na Itália, época de Da Vinci e Michelângelo,  existiam as figuras dos mecenas. Eram nobres que acreditavam no talento do artista e o acolhia em seus castelos, para que pudesse criar suas obras e desenvolver sua arte. Dona Cândida foi o “mecenas” de Luiz Raphael, quando o levou para o Rio de Janeiro e adquiriu algumas de suas primeiras obras. E continuou comprando. Mas com um diferencial: fez isso com amor!  Na exposição de 2017 foi gravado um vídeo, que será mostrado também no dia 18, com vários depoimentos de pessoas ligadas ao artista. Cândida foi uma delas e deixou bem claro seu carinho por Luiz Raphael e a família Domingues. Era uma grande admiradora de seu talento. Recentemente falecida, deixa para Leopoldina esse presente.

Anfiteatro do Museu tem o nome do pintor

Na abertura da exposição , no próximo dia 18  de maio, será descerrada uma placa pela família de Luiz Raphael no anfiteatro do Museu Espaço dos Anjos. Uma justa homenagem dos irmãos  e de Leopoldina.

Além disso, Cristiano Fófano entregará uma outra homenagem à família.  O projeto gráfico do designer , criado para a exposição de 2017, foi premiado no festival internacional “Lusófonos da criatividade” , sediado em Lisboa, Portugal.  Este festival é o único mundialmente dedicado exclusivamente a premiar publicitários dos países de língua oficial portuguesa.

O poeta Fabrício Manca , ex-aluno e discípulo do professor Raphael, fechará o evento com sua poesia e performance. O evento é aberto ao público e a exposição ficará pelos próximos 2 meses.

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida