O transporte de qualquer passageiro exige um alto nível de atenção e responsabilidade; quando envolve crianças, o cuidado deve ser redobrado. Em conformidade com esse pensamento, a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou a Indicação nº 96/2019 que fez um alerta ao Poder Executivo sobre problemas no serviço de transporte escolar oferecido aos alunos da área rural do município.
Segundo ele, estudantes têm perdido muitas aulas devido a problemas nos veículos, os quais não apresentam boas condições de manutenção. Além disso, o parlamentar salientou que há trechos das estradas vicinais sem conservação, o que coloca em risco a segurança de todos.
Em maio do ano passado uma Kombi de transporte escolar foi apreendida por mau estado de conservação após denúncia enviada ao vereador José Augusto. Segundo a denúncia, a Kombi, que atende a área rural do distrito de Tebas, não oferecia as condições de segurança para os usuários, neste caso, crianças e jovens que se utilizam do transporte escolar para frequentarem escolas localizadas na cidade, precisando trafegar pelas rodovias BR-267 e BR-116, além das estradas vicinais. Na ocasião, a Polícia Militar foi acionada e realizou a apreensão do veículo.
O vereador concluiu solicitando à Administração Municipal, notadamente à Secretaria Municipal de Educação, que faça uma avaliação sobre a situação relatada e que soluções sejam encontradas para resolver o problema. José Augusto ponderou que o objetivo dele é a prevenção de acidentes, pois a má qualidade e a falta de segurança no transporte escolar das crianças geram consequências desastrosas para os alunos, vítimas em potencial, bem como para suas famílias. A indicação recebeu assinatura de apoio do vereador Ivan Martins Nogueira e foi aprovada por unanimidade.
A Reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para comentar o assunto.






