Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Primeira pessoa vacinada contra Covid-19 em Minas Gerais é técnica de enfermagem

O VIGILANTE ONLINE | MG - 18/01/2021 - 22:45 | Atualizado: 18/01/2021 - 22:52

Maria Bom Sucesso, de 57 anos, atua há mais de 10 anos no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Eduardo de Menezes.


Agência Minas/Divulgação

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Minas Gerais foi a técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso, de 57 anos. Ela atua há mais de 10 anos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro, que desde março de 2020 atende apenas pacientes com Covid-19.

Emocionada, Maria disse que 2020 foi um ano difícil, por causa de um vírus “devastador”. Ela aproveitou o momento para pedir a todos que não se descuidem das medidas de controle do novo coronavírus. “Eu sempre  tinha em minha mente, em dar o meu melhor. Nesse momento triunfal, em que está chegando a vacina, a nossa luz no final do túnel, eu peço a população que se  vacine, mas que também não deixe de usar a máscara, lavar as mãos. Isso (a pandemia) vai viver com a gente por um tempo, mas vai passar”, disse com os olhos cheios de lágrima.


Continua depois da publicidade




Na sequência, receberam a primeira agulhada: o fisioterapeuta Moisés Alves Senra, de 39, a enfermeira Adileia Pereira de Jesus Cardoso, de 52, a médica intensivista clínica Teresa Gamarano Barros, de 37, e o técnico em enfermagem Thiago Libério.

A aplicação das doses da Coronavac ocorreram na noite desta segunda-feira (18) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O evento teve a presença do governador Romeu Zema. 

Lotes

O Ministério da Saúde determinou o envio de 577.480 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan a Minas Gerais neste primeiro lote de vacinas, que permitirão a imunização de cerca de 280 mil pessoas. Há expectativa de novas remessas nas próximas semanas.


A expectativa é a de que todas as regionais já tenham recebido o imunizante depois de 24 horas, contadas a partir da chegada dos lotes ao estado. A projeção pode ser alterada conforme as condições climáticas.

Vale lembrar que, após a chegada das vacinas nas unidades regionais, caberá aos 853 municípios mineiros buscar as doses.


Continua depois da publicidade




Desde o início do mês, o governador Romeu Zema tem acompanhado de perto a chegada das seringas previamente adquiridas pelo Estado às 28 regionais de saúde. Esse trabalho prévio de aquisição de R$ 50 milhões de seringas agulhadas e de 617 câmeras frias para armazenamento dos imunizantes garantirão o início imediato da vacinação em Minas Gerais. Até o momento, mais de 21 milhões de seringas já chegaram ao estado.

Grupos prioritários 

Seguindo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da saúde, entre equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, seguida de pessoas com mais de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas. Por fim, a população indígena vivendo em terras indígenas.

Combate à pandemia

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no combate à covid-19. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.

Essas foram algumas ações que permitiram a Minas Gerais ser, hoje, o estado com a menor taxa de mortalidade no país em razão da covid-19.


Fonte: Agência Minas



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2021 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS