Por Letícia Saldanha
O PIX veio para revolucionar o mundo das contas bancárias eliminando custas de transações, barateando os processos de pagamento para as empresas, salários de funcionário e até tributos federais.
Claro que com o PIX o trabalhador não terá mais que abrir uma conta bancária porque ele vai poder receber e fazer as suas movimentações bancárias de qualquer aplicativo que tenha recebimento pagamentos pelo sistema instantâneo do Banco Central.
Contudo, o PIX não permite que seja realizado transações para conta salário, pois de acordo com o Banco Central, a conta salário não é elegível para fazer e reconhecer o PIX por não é “transacional”. Ou seja, não é uma conta usada para realizar pagamentos como as contas correntes, individual ou conjunta.
Continua depois da publicidade
Outro ponto importante a ser destacado é que a conta salário não possui custos ao contrário da conta corrente. Você empregador não obrigue o seu funcionário a movimentar uma conta individual apenas para receber via PIX, caso não seja a vontade do mesmo.
Caso, deseje realizar o pagamento pelo PIX é importante deixar claro que as transações realizadas terão as mesmas medidas de segurança já adotadas nas transações de DOC e TED, por exemplo – como forma de autenticação e criptografia, servindo como meio de comprovação de pagamento para o empregador.
Continua depois da publicidade
Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.