Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Cemig promove 'Desafio da Energia' no CEFET-MG em Leopoldina

| Cidade - 17/11/2020 - 15:49 | Atualizado: 17/11/2020 - 16:26


Divulgação
Com o objetivo de promover a cultura de eficiência energética e incentivar o uso de ferramentas inovadoras, a Cemig realiza, nos dias 16 à 19, o evento “Desafio da Energia”, com alunos do CEFET-MG, Campus Leopoldina e voluntários da Companhia.

Trata-se de uma competição cuja metodologia busca o desenvolvimento das habilidades pessoais dos participantes na resolução de situações reais relacionadas ao uso racional da energia elétrica.

A iniciativa é uma parceria entre a Cemig – por meio do Programa de Voluntariado Você, que reúne empregados da companhia que atuam para promover a solidariedade e o bem-estar das comunidades – e a Junior Achievement Minas Gerais (JAMG), uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens no mundo, que estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho por meio de programas de empreendedorismo. O Desafio da Energia conta, ainda, com uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais. Por meio desta parceria, a atividade será oferecida para alunos de cerca de 30 universidades em todo o estado.


Continua depois da publicidade




De acordo com o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Batista, o Desafio da Energia faz parte de uma série de experiências educativas e de valor social que estão sendo integradas ao Programa de Eficiência Energética da Companhia. “Estamos atuando em diversos setores da sociedade com a execução de projetos de eficiência energética e, agora, a proposta é envolver toda a comunidade nessa busca por soluções”, explica. Ainda segundo Thiago, a proposta também é fruto de uma nova política da Cemig que busca o fortalecimento do voluntariado empresarial, com o próprio corpo da empresa conduzindo os treinamentos.

Para o Gerente de Operações da JAMG, Jonatan Mendes, o Desafio da Energia é uma oportunidade de integrar estudantes, empresas e comunidades. “Participar do Desafio da Energia é ter a oportunidade de desenvolver soluções inovadoraspara um problema real: o acesso a energia elétrica. Nele o participante é amparado por diversas ferramentas que facilitam o processo de diagnóstico, criação e desenvolvimento, por meio do Design Thinking. Ainda segundo Jonatan, ações como essa fortalecem os ecossistemas de inovação locais e apóiam na construção de políticas educacionais mais atuais e relevantes.

Treinamentos com foco em eficiência energética

Formulado em observância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Desafio da Energia leva aos participantes uma situação-problema real e ferramentas de Design Thinking, imersão, ideação e prototipação para inspirar soluções.


Continua depois da publicidade




Os alunos trabalham em equipes e cada uma recebe um problema como desafio. Essas equipes precisam desenvolver soluções criativas e inovadoras para a resolução dos problemas propostos. Ao longo da atividade, os jovens contam com o apoio de membros da JAMG na condução do evento e apresentação das ferramentas, além de voluntários da Cemig auxiliando como mentores durante todas as etapas do processo.

Ao final do desafio, as equipes formadas por alunos são avaliadas por um júri que premia a proposta mais criativa e inovadora.

As inscrições para esta edição vão até o dia 10/11 e o link para cadastro é: http://bit.ly/desafiodaenergia_leopoldina.

Clique aqui para mais informações sobre o desafio. 

Fonte: CEFET MG - Unidade Leopoldina



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS