Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Viçosa é a única cidade mineira com mais de 50 mil habitantes sem óbito por Covid-19

Assessoria | Região - 06/08/2020 - 20:56 | Atualizado: 06/08/2020 - 21:10

Município informou que oferece 450 testes para cada 10 mil habitantes. Um índice 12,8 vezes maior que a média de Minas Gerais.


Prefeitura de Viçosa/Divulgação
Entre as cidades mineiras com mais de 50 mil habitantes, Viçosa é a única que não teve registro de mortes por Covid-19. De acordo com o balanço publicado pelo site oficial da Prefeitura, o município também está na lista das 4 cidades de Minas Gerais, com a mesma faixa populacional, que possuem menos casos confirmados da doença. 

Segundo análise do Consultor Financeiro, Henrique Dantas, entre as cidades com mais de 50 mil habitantes no Brasil, Viçosa está entre as 4 que não registraram óbitos em decorrência da doença. Morador de São Paulo, ele afirma que utilizou dados fornecidos pelo Ministério da Saúde. A tabela foi divulgada em seu perfil pessoal do instagram (@henriquedc): "Parabéns pelo trabalho aí [..] Sempre um prazer poder divulgar boas notícias!" respondeu Henrique, durante apuração para checagem de dados feita pela equipe da Assessoria de Imprensa da PMV.


Continua depois da publicidade




O índice de testagem de Viçosa aumentou. Até hoje, foram aplicados 3.552 testes. Considerando grupos populacionais, Viçosa oferece 450 testes para cada 10 mil habitantes. Um índice 12,8 vezes maior que a média de Minas Gerais, que aplica 35,6 testes para cada 10 mil pessoas.

 Balanço do mês de julho

Os dados consolidados do mês de julho revelam que Viçosa registrou novo recorde de casos de Covid-19. Foram 90 novos casos positivos da doença. Em junho foram 38 e em maio, 18. Os 3 primeiros casos foram identificados em abril.

Atualmente, são 173 casos confirmados. Conforme os boletins epidemiológicos, a média de novos casos por semana subiu de 9,5 em junho para 18,2 em julho. Na semana entre os dias 27/06 e 03/07 foram 12 novos casos. Na semana seguinte, aumentou para 28 e, na sequência, 12 novamente. Na semana passada foram 20 novos casos e, nesta última semana, 19 pessoas testaram positivo.

Para o secretário de saúde, Marcus Schitini, o município está passando pelo pico da pandemia em Minas evitando o colapso do sistema de saúde. Segundo ele, a perspectiva para o mês de agosto ainda é de um número alto de casos, o que demanda a continuidade dos cuidados por parte da população, como uso de máscara, respeito ao rodízio de CPF e, especialmente, evitar o deslocamento para cidades vizinhas. "Os próximos passos serão focados na ampliação das ações de rastreio e controle do vírus", afirma o secretário.


Fonte: Prefeitura de Viçosa



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS