Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Regional de Leopoldina promove reunião sobre a saúde do trabalhador durante pandemia

Por Gustavo Santos Ribeiro | Geral - 28/07/2020 - 12:14 | Atualizado: 28/07/2020 - 15:34


Arquivo/O Vigilante Online
Diante do contexto da pandemia da Covid-19, as equipes de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina promoveram uma videoconferência com as equipes dos quinze municípios da região, na última sexta-feira (24/7). O encontro foi importante para fomentar a elaboração dos planos de contingência pelos estabelecimentos de saúde, de interesse à saúde e demais empresas existentes nos municípios, além de tratar da temática nos ambientes de trabalho.

A referência técnica do novo Coronavírus GRS de Leopoldina, Rodrigo Buonincontro, apresentou a  atualização técnica do protocolo nº 06/2020 de infecção humana pelo novo Coronavírus, que incluiu como público alvo, para realização do teste RT- PCR, a população idosa, população ou grupos sociais de alta vulnerabilidade (indígenas, quilombolas, ciganos, circenses e população em condições de rua) e pessoas que apresentem algum tipo de comorbidade, desde que estejam apresentando sintomas.


Continua depois da publicidade




A referência técnica em Saúde do Trabalhador da regional, Maria Célia Riguetto Nunes, destacou a relevância do encontro. “O principal motivo de estarmos aqui hoje é fortalecer as parcerias para iniciarmos as ações de vigilância e monitoramento dos processos de trabalho de forma articulada para diminuir o máximo possível a circulação do novo Coronavírus no espaço laboral”, referendou Maria Célia.

Riguetto em sua apresentação, também, repassou às referências municipais a importância da elaboração do plano de contingência (primeiro passo a ser adotado) para direcionar a atuação das empresas nos casos de contaminação pela Covid-19 entre os colaboradores. Posteriormente, serão definidas as recomendações para o afastamento e o retorno das atividades dos trabalhadores que forem infectados e a adoção de medidas de controle nos ambientes laborais.

Já a referência técnica em Surtos pela Covid-19, em ambientes restritos ou fechados da GRS, Priscila Câmara Correa, repassou as informações da nota técnica nº 58/2020 que trata sobre a vigilância e manejo de surtos da Covid-19. Foi apresentado o conceito de surto que consiste na presença de um caso sintomático confirmado, laboratorialmente, e dois ou mais contatos próximos positivos independente da presença de sintomas. Priscila reforçou com as equipes municipais os procedimentos de testagem a serem adotados e quais medidas devem ser tomadas em caso de surtos, pedindo especiais cuidados em unidades prisionais, unidades hospitalares e Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s).

A coordenadora de Vigilância Sanitária da regional de Leopoldina, Maria Luíza da Silva de Souza, ressaltou que para uma ação efetiva de prevenção e controle da Covid-19 nos ambientes de trabalho é fundamental estabelecer parcerias com os diversos setores da administração municipal e estadual. Por fim, foi destacada a importância de ações intersetoriais da vigilância da saúde do trabalhador e da vigilância sanitária para a sensibilização e proteção dos trabalhadores e seus familiares.

Fonte: SES-MG



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS