Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Técnica Pomodoro

Por Cristina Vassalli | Artigo - 25/06/2020 - 10:47 | Atualizado: 25/06/2020 - 11:00


Por Cristina Vassalli
O que o tomate tem a ver com produtividade e gerenciamento do tempo?

Tudo!!!

A técnica Pomodoro surgiu no final dos anos 80, criada pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma forma de melhorar sua produtividade nos estudos, nos primeiros anos da Universidade. 

Ele utilizou um timer de cozinha, em formato de tomate (pomodoro em italiano) para dividir o tempo em períodos de 25 minutos. 

Ao final desse tempo, soava um alarme e ele fazia uma pausa. Ele percebeu que se concentrando 100% em sua tarefa, sem interrupções, com foco total, durante o pomodoro, ele se tornou muito mais produtivo. 

Isso se explica pelo fato de que as distrações e interrupções são prejudiciais à produtividade, que nosso cérebro precisa de pausas entre as atividades e ser multitarefa nos consome muita energia mental, gerando também ansiedade. Há um estudo que diz que interrupções diminuem seu QI em até 50%. 

Segundo estudos da consultoria Basex, a “cultura de interrupção” causa um prejuízo anual gigantesco de US$ 588 bilhões à economia americana. Funcionários pesquisados pela consultoria calculam que entre 40% e 60% de sua jornada de trabalho seja perdido por causa dessas interrupções ou solicitações a todo momento. Além do desperdício, esse problema afeta o desenvolvimento profissional, provoca erros evitáveis, cria problemas de qualidade, retrabalho, gera estresse, irritabilidade e ansiedade. 

Cerca de 44% das interrupções são por causas próprias, segundo Gloria Mark, PhD e professora na Donald Bren School of Information and Computer Sciences da Universidade da California. 


Continua depois da publicidade




Você está realizando alguma tarefa e chega uma mensagem no whatsapp, você para, automaticamente, para checar. Atende ligações, checa e-mails, olha as redes sociais e por aí vai... 

De acordo com os neurocientistas, levamos em média 23 minutos para retomar a concentração após uma interrupção. Então bastam umas 15 interrupções para o seu dia e sua produtividade escorrerem pelo ralo.

Quer conhecer a técnica? Me acompanhe nesta leitura. Basicamente a técnica consiste na ideia de que dividindo nosso tempo em blocos e focando em uma tarefa por vez, nossa capacidade cerebral é potencializada, ganhamos agilidade mental. Ela pode ser usada para organizar as tarefas do dia, programar seu tempo de estudos (é a queridinha dos concurseiros), terminar projetos inacabados, organização doméstica etc.

Então, pegue papel e caneta. Escolha uma tarefa. Divida seu tempo, programando quantos pomodoros utilizará para cumprí-la. Você pode utilizar apps como Meu Pomodoro, Focus Keeper, PomoDone, ou até mesmo o Timer do seu celular. Descanse 5 minutos ao final de cada Pomodoro e marque o que foi cumprido. Após o 4º, descanse um tempo maior, ou seja, de 15 a 30 minutos, antes de retomar a tarefa. 

Durante o Pomodoro, desconecte-se da Internet, do mundo externo e mantenha o foco/concentração, atenção plena ao que está fazendo. Isso ajudará a manter seu estado de flow. Durante as pausas, hidrate-se, vá ao banheiro, faça ligações, cheque e-mails, descanse, alongue-se. 

Anotar em um papel as tarefas traz clareza mental e de acordo com os estudiosos, é uma forma de lidar com o " resíduo da atenção", situação na qual se realiza uma tarefa A, pensando na tarefa B. Não temos a capacidade cognitiva de processar e realizar com perfeição duas funções ao mesmo tempo. O segredo, então, é ter em mente quais serão suas próximas ações e anotar o desenvolvimento de cada uma, o que ajudará na retomada da tarefa que está sendo executada.

O tempo é um recurso escasso! Melhor aprender a gerenciá-lo a nosso favor! Quantas vezes reclamamos da falta dele? Você já tinha ouvido falar dessa técnica? Se essa informação fez sentido para você, comece a usá-la agora mesmo para organizar sua rotina e tenha mais tempo livre para fazer o que quiser!

Até breve!

Cristina Vassalli
Life Coach





Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS