Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Como gerenciar o estresse diário e equilibrar as responsabilidades da vida pessoal e profissional

Colunista | Artigo - 17/05/2020 - 12:14 | Atualizado: 17/05/2020 - 19:22


Por Cristina Vassalli
Os antigos gregos diziam que uma divisão equilibrada do tempo consistia em dedicar 1/3 para a vida profissional, 1/3 para a vida pessoal (lazer, família) e 1/3 para o descanso.
    
Considerando que nossa vida é sistêmica e todas essas partes estão intimamente ligadas, o desequilíbrio em uma delas, afetará todos as demais.
    
Como dizia o poeta chileno Pablo Neruda “Você é livre para fazer suas escolhas, mas prisioneiro de suas consequências”!
    
Assim, o equilíbrio na vida, depende de nossas escolhas, as quais determinarão os frutos que iremos colher.
    
Daniel Goleman nos ensina que nossa mente precisa divagar para ter insights criativos, ou seja, precisamos liberar espaço para que novas ideias possam surgir e com certeza não conseguiremos atingir esse nível se estivermos sobrecarregados de trabalho e/ou não estivermos descansando o suficiente. A consequência disto é a queda de nossa produtividade.
    
Seguindo esta linha de raciocínio, o ócio criativo ou “dolce far niente” proposto pelo professor e  sociólogo italiano Domenico de Mais, na segunda metade da década de 90, é muito bem aplicado pelos italianos, que levam o equilíbrio da vida a sério. Aprender a relaxar a mente e se permitir pausas de qualidade (lazer, descanso, hobbies) contribui para que sejamos mais produtivos no trabalho e tenhamos mais qualidade nas nossas relações. Para produzir mais devemos trabalhar menos. Parece incoerente... mas não é!


Continua depois da publicidade




O quanto você tem trabalhado? Qual foi a última vez que conversou com seu filho, esposa/marido e prestou atenção nele? Quando você se permitiu parar de trabalhar mais cedo e brincou  com seu filho? Há quanto tempo você não lê um livro? Você tem se permitido fazer pausas para se recarregar? Como está a qualidade do seu sono? Você dorme o suficiente? Há quanto tempo você não ri? Qual foi a última vez que fez uma refeição junto com sua família? Mesmo em tempo de isolamento social,  que estamos mais próximos fisicamente da família, os desafios são outros. Pode ser que você não esteja conseguindo gerenciar o trabalho home office e esteja trabalhando ainda mais que antes, por não estabelecer um horário para suas atividades. Pode ser que esteja perdendo tempo demais nas redes sociais. 
    
Pensando em tudo isso, vou compartilhar 7 sugestões para você transformar sua rotina e conquistar equilíbrio  na vida pessoal e profissional. Elas são fundamentais para mim.  Se fizerem sentido para você, ouse testar e deixe aqui nos comentários como foi a experiência.
    
Saiba que existe vida além do trabalho e você pode ser produtivo, ter sucesso profissional, sem prejudicar sua saúde, qualidade de vida ou relações. Do que adianta uma conta bancária incrível se sua saúde estiver péssima ou seu relacionamento familiar deteriorado? Não é uma questão de escolher ser rico ou ser amado, ou ser rico e ter saúde. Podemos escolher tudo isso, simultaneamente, só precisamos aprender a ter equilíbrio. É uma crença limitante achar que precisamos escolher entre um e outro. Se só focarmos no financeiro/profissional corremos o risco de ser como aquelas pessoas tão pobres, que a única coisa que têm é dinheiro! Se focarmos só na vida familiar e deixarmos de lado o profissional, viveremos uma vida de escassez e limitações, deixando de desfrutar das oportunidades e progresso que nosso trabalho e os recursos financeiros trazem.
    
Fique curioso e ouse fazer diferente. Saia da zona de conforto. O sucesso está em saber administrar o tempo com equilíbrio e gerenciar positivamente suas emoções.

1-    Gerencie melhor seu tempo:  em coaching temos uma ferramenta chamada A Tríade do Tempo, onde é possível identificar como a pessoa utiliza seu tempo, dividindo-o em 3 esferas. A da importância, a da urgência e a circunstancial. Defina horários para realização de suas atividades. Se estiver no trabalho  e tiver uma jornada a cumprir, seja produtivo ao máximo, dê o seu melhor, mas quando sair, desligue-se dele. Faça uma lista de pendências para resolver no dia seguinte e deixe no escritório. Em casa, observe o melhor horário  para realizar suas atividades. De nada adianta querer estudar, por exemplo ou fazer algo que exija concentração, num horário em que a casa está a todo vapor. Aprenda a fluir e seja flexível...

2-      Planeje suas atividades: todos precisamos de uma rotina organizada, com uma dose de previsibilidade, mas evite colocar atividades demais, que vão deixá-lo sobrecarregado e com uma sensação de fracasso por não conseguir cumprir tudo. Reserve, ainda,  20% do tempo para os imprevistos que podem surgir. Tenha uma agenda física ou utilize a tecnologia a seu favor. Atualmente existem inúmeros aplicativos como Agenda,  Meu Pomodoro , Diário e outros para você se organizar.

3-     Delegue responsabilidades:  na  família ou na empresa, formamos uma equipe. Não queira fazer tudo sozinho. Aprenda a delegar, a treinar constantemente, a orientar. Você ficará aliviado em perceber que as pessoas  também são capazes de fazer o que tem que ser feito.

4-     Cultive seus relacionamentos:  no aspecto pessoal ou profissional, o quanto as pessoas com quem você convive são importantes? Saiba que a prosperidade e abundância compreendem  vários aspectos como saúde, relacionamento, finanças, espiritualidade, desenvolvimento intelectual, emocional, propósito de vida. As relações saudáveis contribuem para nosso bem-estar, felicidade, autorrealização e  autoestima. Invista em suas relações. Gere conexão verdadeira.

5-    Divirta-se: tire um tempo para você, seus hobbies, seu lazer! Não leve a vida tão a sério. Cultive emoções positivas! Reserve um tempo para atividades que te descansem ou tragam prazer. Isso nos ajuda a recarregar as energias e aliviar o estresse.

6-    Cuide do corpo e da mente: todos já conhecemos os inúmeros benefícios da atividade física para a saúde. Escolha algo que faça com prazer e motivação. Não adianta escolher algo que não goste e se torne mais uma obrigação! Não irá funcionar! Faça também exercícios de relaxamento ou meditação. Aprenda a acalmar sua mente e ela trabalhará a seu favor.

7-    Invista em autoconhecimento: como manter o equilíbrio, a clareza mental, desenvolver alta performance e ser capaz de gerenciar com inteligência nossa rotina,  se não nos conhecemos? Invista em você, busque se conhecer melhor e se observar. Cuide de suas necessidades físicas, intelectuais e emocionais. Perceba suas habilidades, aptidões, gostos.  Respeite seus limites. Tenha consciência de seus valores e do que não é negociável para você. Cuide-se! Conecte-se com você!

Obrigada por me acompanhar nesta reflexão! Que ela possa contribuir de alguma forma para tornar sua rotina mais leve!

Até breve!

Cristina Vassalli
Life Coach





Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS