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Busca pelo auxílio emergencial gera grandes filas em agência da Caixa de Leopoldina

O VIGILANTE ONLINE | Ronda Vigilante - 05/05/2020 - 09:54 | Atualizado: 15/05/2020 - 18:41

Movimento foi ainda mais intenso nestas segunda (4) e terça (5). Prefeitura informou que colocará gradeamento para manter distanciamento e iniciou distribuição de máscaras nesta terça.


Júlio Cabral/O Vigilante Online

Muitas pessoas que buscam atendimento na Agência da Caixa Econômica Federal em Leopoldina têm enfrentado, além das longas e demoradas filas, a ausência de banheiros e de água para beber. A fila tem se estendido pelo quarteirão, como acontece desde segunda-feira (4), quando a abertura das agências em todo o país passou a ocorrer em horário especial de atendimento, das 08h00 às 14h00, duas horas mais cedo que o horário normal.

Uma senhora, que preferiu não ter seu nome divulgado, lamentou a ausência de banheiros químicos no centro da cidade à disposição das pessoas, muitas delas idosas. “É difícil encontrar algum estabelecimento comercial que permita a utilização de seus banheiros”, reclamou, mencionando que pessoas passam várias horas na fila e sem água para beber.

Com a grande procura pelo auxílio emergencial concedido pelo governo federal devido à pandemia do novo coronavírus, o público tem chegado à região central da cidade nas primeiras horas do dia para ocupar seu lugar na fila da agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Praça João XXIII.

Procurada pela reportagem do Jornal O Vigilante Online para se manifestar sobre o tema a assessoria de imprensa da prefeitura de Leopoldina informou que ficou definido em reunião realizada nesta segunda-feira (4) que a partir de hoje (5) terá início a colocação de gradeamento (grades baixas utilizadas na organização, orientação e contenção de público) para organizar a fila bancária no trecho que vai da agência da Caixa até a esquina com a Rua Presidente Carlos Luz e dali percorrendo a Rua Ribeiro Junqueira em direção à Praça General Osório. O gradeamento também será instalado para organizar outra fila, que ficará na Praça General Osório destinada ao atendimento no Caixa Eletrônico. Segundo Iago Xavier, da assessoria de imprensa da PML, junto ao gradeamento a prefeitura colocará marcação de distância entre as pessoas, sinalização indicando a localização da agência da Caixa, além de placas com informações sobre o decreto municipal que obriga o uso de máscaras de proteção facial. Em relação à reivindicação de colocação de banheiros químicos naquelas imediações, feitas por moradores através da reportagem do jornal, Iago ficou de encaminhá-las ao prefeito José Roberto.

Na manhã desta terça uma equipe da prefeitura iniciou a distribuição de máscaras de proteção facial às pessoas que estavam na fila bancária sem esta proteção. A distribuição deve continuar pelos próximos dias.

Foto: Iago Xavier/Prefeitura de Leopoldina


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Atenta à situação de filas nas agências, a CAIXA vem adotando uma série de medidas para otimizar atendimento, além de estar em contato direto com as prefeituras com objetivo de fechar parcerias para atendimento à população e divulgação de informações. 

De acordo com a assessoria de imprensa do banco, a Caixa tem somado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejam fazer o saque em dinheiro.

A prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Dessa forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências em último caso. Aqueles que receberam o crédito por meio da Poupança Digital CAIXA podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo CAIXA Tem.

É importante esclarecer que os beneficiários do Auxílio Emergencial que receberam o crédito em poupança da CAIXA podem movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para o auxílio recebem o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular, por meio do cartão Bolsa Família nos canais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui; ou por crédito na conta CAIXA Fácil. 

Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais são o site auxilio.caixa.gov.br, o app CAIXA | Auxílio Emergencial e a central telefônica exclusiva 111. 

Balanço

Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento, 50 milhões de brasileiros já receberam o crédito do benefício, ou seja, um em cada três adultos. Ao todo, mais de R$ 35 bilhões já foram creditados. Até 18h do sábado (2), 50,2 milhões de cidadãos se cadastraram para solicitar o benefício. O site auxilio.caixa.gov.br superou a marca de 606 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registra mais de 115 milhões de ligações. O aplicativo Auxílio Emergencial CAIXA conta com 74,3 milhões de downloads e o aplicativo CAIXA Tem, para movimentação da poupança digital, ultrapassa 77 milhões de downloads. 

Fonte: Jornal O Vigilante Online



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