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Como me manter saudável em tempos de isolamento?

Colunista | Artigo - 25/03/2020 - 18:59 | Atualizado: 04/04/2020 - 18:17


Por Maitê Chagas
O momento em que estamos vivendo requer uma preocupação em dobro com nossa saúde em geral, e a alimentação influencia diretamente nosso sistema imune. 

Já adianto para vocês que não existe uma fórmula milagrosa para a imunidade. O que sabemos é que para manter uma vida saudável e um sistema imune em perfeito funcionamento, são envolvidos uma série de fatores. 

• Mantenha alimentação balanceada, e não deficiente em nada. Não é hora de fazer dietas malucas e restritivas sem ajuda profissional. Tente ingerir no mínimo 3 porções de frutas por dia, muitas verduras e legumes;

• Planeje-se e vá ao mercado o mínimo de vezes possível. Há vários alimentos que são ótimos para se ter congelados em casa, sem que percam o sabor e suas vitaminas. Procure comprar frutas e verduras menos perecíveis;

• Higienize bem os alimentos, e tente consumi-los da maneira mais natural possível, para que sejam bem aproveitadas todas as vitaminas e minerais contidas no mesmo;

• Cuide da sua saúde intestinal, pois ela reflete na saúde do corpo todo. Por isso, ingerir iogurte natural e fontes de fibras (sementes de girassol, abóbora, linhaça, chia, aveia) pode nos ajudar nessa missão;

• Exponha-se ao sol 15 minutos por dia, se possível. Não podemos nos esquecer da produção de Vitamina D;

• Mexa-se! Não é porque estamos de quarentena que devemos ficar jogados no sofá o dia todo. A atividade física é uma grande aliada da imunidade. Utilize a tecnologia a seu favor e aproveite as dicas de atividades em casa que vários profissionais da área estão ensinando;


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• Hidrate-se! Devemos ingerir no mínimo 2L de água, em média, por dia. As células do sistema imune não funcionarão se estiverem desidratadas;

• Cuide da sua sanidade mental. Faça algo que goste para se distrair (ler, ouvir música, cozinhar, dançar, etc.). Isso pode evitar que a ansiedade apareça e com ela, possíveis episódios de compulsão alimentar, onde a gente sai querendo comer tudo o que vê pela frente;

• Durma bem! O sono tem papel fundamental na nossa saúde. Procure ter uma rotina com horários definidos para dormir e acordar, sempre buscando um sono restaurador, para recarregar a energia;

• Inclua na alimentação alimentos fontes de Vit C, complexo B, Vit A, Vit E, Selênio, Zinco e Ômega 3. São exemplos: Laranja, kiwi, acerola, abacaxi, manga, limão, kiwi, castanhas, gengibre, vegetais verde escuros (brócolis, couve, espinafre, taioba, agrião, rúcula), abóbora, cúrcuma, cebola, alho, azeite extra virgem, peixes, cereais integrais.

E lembrem-se:

Quanto mais nos distanciarmos, mais cedo nos abraçaremos! Então FIQUEM EM CASA e sigam essas dicas para uma quarentena mais saudável, leve e feliz!



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