Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Educador físico leopoldinense dá dicas de atividade física e cuidados contra o coronavírus

| Cidade - 22/03/2020 - 17:09 | Atualizado: 22/03/2020 - 17:47


 Por Renato Gonai
O mundo vive uma de suas piores crises por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
Portanto, nós profissionais de saúde, precisamos dar nossa parcela de contribuição para a população, informando e tentando combater essa doença que tanto está nos assustando.

Os benefícios da prática de atividades físicas são inúmeros, inclusive especificamente voltados para a questão imunológica.

Quando se trata de epidemias causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivas, o tema "Imunidade" desperta o nosso interesse.

Fortalecer o sistema imunológico, pode proporcionar uma resposta mais eficiente contra diversos casos de infecção, e é também com esse propósito que a prática de atividades físicas é tão importante.

A prática regular de atividades físicas com intensidade moderada (muito importante ressaltar), pode ser considerada como uma das melhores e mais adequadas formas de defesa do organismo a fim de que se aumente a imunidade das pessoas, onde podemos observar um aumento considerável dos linfócitos, que são células do sistema imunológico que atuam com a função de defender o organismo de agentes desconhecidos, buscando extinguir e neutralizar células infectadas por vírus e bactérias.


Continua depois da publicidade




Quando atento para a intensidade moderada e a duração dos exercícios físicos, o ideal é que não sejam extremamente prolongados, para que o efeito não seja o contrário do proposto. 

Por isso, é de suma importância, a execução correta dos exercícios, adequando corretamente sua intensidade, duração e mais ainda, acompanhado por um profissional de Educação Física regulamentado e capacitado para tal.

Para se ter uma ideia da importância de um profissional especializado, exercícios muito extenuantes e prolongados podem fazer o efeito contrário, diminuindo a imunidade do organismo e facilitando a incidência de doenças por vírus e bactérias por conta do enfraquecimento do sistema imunológico.

Pratique atividades físicas regulares e moderadas para que seja cada vez mais difícil o seu acometimento por doenças infecciosas e para que o seu sistema imunológico esteja cada vez mais fortalecido e saudável.

E atenção!!! A atividade física não previne o contágio do novo coronavírus, mas, deixa o seu organismo mais resistente e protegido contra outras doenças, que, podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus.

É imprescindível que todos não se esqueçam de lavar com frequência as mãos com sabão e da utilização do álcool em gel.  Faca também o isolamento social, neste momento crítico é muito importante para que a disseminação da doença seja interrompida. Evite aglomerações e saia de casa apenas se for realmente necessário. Treine, se possível, em ambientes controlados e frequentemente esterilizados. 

A saúde de todas as pessoas agradecem!

Conheçam minhas redes sociais:
Instagram: @gonaifitness 
Facebook: Gonai Fitness



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS