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Copasa, Câmara Municipal e Sine Leopoldina adotam medidas preventivas ao coronavírus 

O VIGILANTE ONLINE | Edição: Júlio Cabral | Cidade - 18/03/2020 - 09:47 | Atualizado: 25/03/2020 - 16:47


O Vigilante Online
Para acompanhar as medidas de prevenção tomadas pelo Ministério da Saúde para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), Sine Leopoldina e Câmara Municipal de Vereadores divulgaram suas ações. 
 

Câmara adota medidas preventivas e aprova matérias sobre coronavírus 

A Câmara Municipal de Leopoldina já está adotando medidas em conformidade com as orientações para prevenir a infecção e a propagação do novo coronavírus no ambiente Legislativo.

As primeiras medidas anunciadas pela presidência determinaram o cancelamento da solenidade de lançamento do Parlamento Jovem 2020, que seria realizada na sexta-feira (20), bem como a suspensão de todas as atividades do programa. Também foi anunciado o cancelamento da programação em comemoração ao mês da mulher que estava sendo preparada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

O Legislativo ainda decidiu pela realização de duas reuniões ordinárias na segunda-feira (16), antecipando a sessão ordinária que estava programada para o dia 17, terça-feira. Durante a realização das duas últimas sessões ordinárias do mês de março, os vereadores aprovaram duas representações e duas indicações referentes às medidas de prevenção ao coronavírus em Leopoldina.

Ivan Martins Nogueira apresentou as Indicações nº 83 e 94/2020, sugerindo ao Executivo a suspensão das aulas em todas as escolas municipais, objetivando resguardar a saúde dos alunos, professores, demais profissionais e familiares. O parlamentar também defendeu que os profissionais da área odontológica municipal sejam dispensados do cumprimento de suas jornadas de trabalho, por prazo determinado.


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Através da Representação nº 05/2020, o vereador Waldair Barbosa Costa solicitou que seja encaminhado um ofício à Provedora da Casa de Caridade Leopoldinense, Vera Maria do Vale Pires, no sentido de que seja informado à Câmara se o hospital encontra-se devidamente preparado para seguir o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde para atender pacientes com sintomas provocados pelo coronavírus.

O vereador Pastor Darci José Portella deu entrada na Representação nº 06/2020, solicitando informações aos gerentes das agências bancárias instaladas em Leopoldina sobre as medidas adotadas visando à segurança dos usuários, além de sugerir que seja disponibilizado álcool gel para higienização dos clientes.

As matérias foram amplamente discutidas e aprovadas por unanimidade.
 

SINE Leopoldina

Conforme determinação da SEDESE/Governo de Minas, está suspenso temporariamente o atendimento ao público no Sine, em virtude da pandemia mundial do coronavírus. O seguro desemprego pode ser solicitado pela internet através do site www.gov.br/trabalho. A Carteira de Trabalho física foi revogada pelo Governo Federal pela Medida Provisória 905/2019. De acordo com o Sine, agora as anotações que antes eram feitas à mão são feitas online pelo CPF do trabalhador. É possível acompanhar o histórico de trabalho pelo aplicativo 'Carteira de Trabalho Digital' ou pelo site www.gov.br/trabalho.
 

COPASA

A Copasa e a Copanor em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e do Trabalho, em relação ao Coronavírus (Covid-19), classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, e em obediência ao Decreto nº 113, de 12 de março de 2020, à Lei nº 13.979 de 06 de fevereiro e ao Decreto Estadual nº 47.886 de 15 de março de 2020, estabeleceu alterações nas rotinas de atendimento de seus clientes. Tais procedimentos entram em vigor nesta terça-feira (17/03), permanecendo vigente até novas determinações, podendo sofrer alterações de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde e normativas internas da Copasa e Copanor.

A Copasa e a Copanor solicitam aos clientes: evitar buscar atendimento presencial; utilizar os canais de comunicação da companhia.

Através de sua Agência Virtual, pela internet (copasa.com.br) podem ser solicitados: 2ª via de conta, débito automático, conta por e-mail, religação de água ou esgoto e registrar vazamento de água e/ou esgoto.

Aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android 
Podem solicitar 2ª via de conta, certidão negativa, histórico de consumo, atualização cadastral, conta por e-mail; informar falta d’água e/ou leitura; acompanhar andamento de serviços; e registrar vazamento de água e/ou na rua ou no imóvel. 

Call Center pelo número 115 
Podem solicitar: 2ª via de conta, alteração de endereço, análise de valores de fatura, caminhão-pipa, falta d’água, informações gerais, informar leitura do hidrômetro, mudança local padrão, qualidade da água, reclamação de valores de fatura, religação de tamponamento ou supressão ou tamponamento de água e/ou esgoto, revisão cadastral, vazamento de água e/ou esgoto, vistoria e aprovação de padrão de água ou instalação predial de esgoto.

Se for imprescindível o atendimento presencial, os clientes deverão fazer o agendamento virtual no site: copasa.com.br ou por meio do Call Center pelo número 115.

As pessoas com quadro de sintomas de gripe, as que tiveram contato com outras pessoas com sintomas de gripe ou que realizaram viagem para destinos em que há contágio comunitário pelo Corona Vírus, devem evitar o atendimento presencial, fazendo as solicitações de serviços somente pela internet, agência virtual ou pelo call center no número 115.

As agências seguirão normas de funcionamento para combater a circulação do Corona Vírus:

• Distanciamento entre atendente e cliente de no mínimo 1,5 metros;
• Orientação ao cliente para o procedimento preventivo de higienização do uso do álcool e distanciamento entre pessoas no interior da Agência de no mínimo 1.5 metros;
• Controle de fluxo de clientes que entram na Agência, mantendo no máximo 20 pessoas, incluindo empregados da unidade no interior da Agência.
• Informação aos clientes sobre os outros canais de atendimento e se não for possível resolução nos outros canais, o agendamento será efetuado;
• Para clientes não agendados será avaliada disponibilidade de agenda para aquele dia. Caso todos os horários estejam comprometidos, o atendente irá promover o agendamento para um outro dia e horário disponíveis.
• No caso de demandas urgentes, sem agendamento, como religação, falta de água, entre outros, o atendente fará um registro à parte com nome, matrícula e contato do cliente (telefone ou e-mail), informando que o retorno será dado por meio do contato informado pelo cliente.
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Fonte: Jornal O Vigilante Online, com informações da COPASA, Sine e Câmara Municipal de Vereadores



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