Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


'Fazendas do BASA' realiza evento pioneiro com matrizes Gir Leiteiro em Leopoldina

O VIGILANTE ONLINE | Edição: Júlio Cesar Martins | Geral - 15/03/2020 - 13:01 | Atualizado: 21/03/2020 - 23:57






Defendendo que não se deve "aspirar" qualquer vaca Gir para se produzir um Girolando Leiteiro e que a fêmea de Gir Leiteiro não pode ser apenas boa, deve ser muito boa, as "Fazendas do BASA", de propriedade do pecuarista Evandro do Carmo Guimarães, promoveram neste final de semana em Leopoldina o Primeiro Teste "São Tomé: O Gir é Leiteiro, Ver para Crer".

Realizado na sexta (13) e sábado (14) no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, o evento contou com ordenhas, pesagens de leite, palestras científicas e depoimentos de produtores de leite. De acordo com as informações do articulista Kalon Moraes, os produtores que por lá passaram puderam acompanhar a programação, possibilitando também que vários acadêmicos de medicina veterinária tivessem a oportunidade de presenciarem essa aula prática.  


Arthur Henrique Bello, Mestre em Produção Animal pela UFMG, Especialista em nutrição e manejo de vacas, esclareceu sobre estratégias de manejo e aferição de dietas para vacas leiteiras de alta performance. Já o Dr. Marcus Vinícius Gualberto Barbosa da Silva, Doutor em Genética de Melhoramento e Pesquisador da EMBRAPA Gado de Leite, abordou o tema "Influência de mães Gir Leiteiro para o  Girolando F1(Holandês X Gir). Os produtores de leite Fernando Carvalho, Salvador Coutinho Rodrigues e Fernando Levati, falaram de suas experiências com os embriões do BASA, na produção do Girolando F1.  

"Além de movimentar o comércio local, a iniciativa apresentou dezenas de vacas Gir Leiteiro Superiores em lactação, em controle oficial e com informações da EMBRAPA, ABCZ e ABCGIL, que permitem identificar as fêmeas de alto valor, para que os produtores de leite possam tomar melhores decisões sobre quais embriões devem ser transferidos para a produção do Girolando Meio-sangue Plus, o Girolando Superior que produz muito leite", informou Kalon Moraes.


Continua depois da publicidade




Como grande entusiasta do Gir Leiteiro de Alta Produção, o criador Evandro do Carmo Guimarães adotou em suas Fazendas do BASA a pecuária seletiva, onde detém um rebanho composto por animais Gir Leiteiro e Girolando meio-sangue. Seu rebanho participou da "primeira avaliação genômica" de fêmeas jovens e adultas divulgada no 1º Sumário Brasileiro de Fêmeas Gir pela ABCGIL/EMBRAPA-2018, que o distingue como "Rebanho com maior GPTA leite fêmeas adultas." 


Esse trabalho de Melhoramento do Gir Leiteiro nas Fazendas do BASA, retrata um progresso inquestionável, dada a importância da raça para a formação de animais cruzados F1 para os sistemas produtivos dos ecossistemas tropicais, o que o torna fundamental para o Brasil e o mundo.

O Gir Leiteiro de Alta Produção existe e produziu muito leite neste evento pioneiro do BASA em Leopoldina. Quem teve a oportunidade de participar, comprovou ou como São Tomé, Viu Pra Crer.

No final da manhã do sábado (14) o veterinário Simeão Feres Neto, das Fazendas do BASA, e o pecuarista Djanir Baquero, concederam entrevista ao Jornal O Vigilante Online durante o programa "Jornalismo O Vigilante no Rádio", ao vivo pela Rádio Cidade FM 104,3. Dentre esclarecimentos relacionados ao gado Gir Leiteiro e ao evento, eles destacaram a importância da realização do "Primeiro Teste São Tomé - Ver para Crer" e seu pioneirismo.         


Fonte: Jornal O Vigilante Online. Com informações de Kalon Moraes.



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS