Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Rio Pomba volta a encher e deixa Cataguases em estágio de alerta

O VIGILANTE ONLINE | Edição: Júlio Cabral | Giro Vigilante - 13/02/2020 - 11:51 | Atualizado: 13/02/2020 - 23:45

Casas e encostas desmoronaram, árvores caíram, mas não há vítimas. Recreio, Laranjal e Palma também sofreram com inundações.


Marcelo Lopes
Cataguases enfrenta nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, novamente os efeitos da chuva na região, além de provocar o aumento no nível do rio Pomba, cuja previsão é continuar subindo.

O município enfrenta deslizamentos de encostas, queda de muros e de árvores e desabamentos de residências. De acordo com o Tenente Guilherme Cantelle, comandante do 7º Pelotão BM de Leopoldina, o acesso de Cataguases pela Vila Minalda já está comprometido.

A equipe da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam em várias frentes, porém, priorizando suas ações já que há várias ocorrências ao mesmo tempo. Até o fechamento desta matéria a situação era a seguinte: árvore caída na entrada do Bahamas Mix que fechou o trânsito; muro desabou no Bandeirantes; encosta deslizou no Bairro Pouso Alegre; uma casa desmoronou parcialmente na Granjaria; uma casa desmoronou e outras foram parcialmente atingidas no Bairro São Diniz.

Foto: Marcelo Lopes

Não há nenhuma vítima em função da chuva, apenas uma senhora ficou presa dentro de sua casa na Granjaria, mas a Polícia Militar e a Defesa Civil estavam lá efetuando sua retirada do imóvel.  

O rio Pomba continua subindo e suas águas já alcançam as quadras mais baixas do Clube do Remo. A expectativa é de que se repita a enchente de janeiro último. Neste sentido, o vice-prefeito Tita Lima avisou para todos que residem em área de risco para se prevenirem e retirarem suas coisas dos imóveis, inclusive, comerciantes.


Continua depois da publicidade




O Corpo de Bombeiros informou que a dinâmica das cheias no município de Cataguases é complexa, uma vez que é necessário considerar afluentes e subafluentes sujeitos a diferentes regimes hidrológicos. A corporação alerta a população a manter-se vigilante e adotar medidas que mitiguem os danos causados pelas cheias:

• Antecipe-se aos eventos. Diante do alerta de chuvas, evite locais de risco de inundação e deslizamento.
• Nunca tente enfrentar a enxurrada. É muito difícil estimar a força da água, portanto, nunca se arrisque entrando em área alagada.
•Caso resida em área interditada pelo Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil, não retorne para sua residência para buscar bens. Lembre-se, seu maior bem é a sua vida!
•Fique atento aos rios e águas perto de sua casa. Se o nível aumentar rapidamente, abandone o local.
•Ao estacionar seu veículo, prefira locais elevados e distantes de árvores e postes.


Representantes da Prefeitura, incluindo os membros da Defesa Civil Municipal, se reuniram com policiais e bombeiros militares para avaliar o atual cenário e definir as ações a serem realizadas. A Prefeitura montou um posto de comando instalado no gabinete do prefeito, que vai permanecer ativo enquanto durar o estado de alerta, onde serão tomadas as decisões em conjunto. Na última medição, feita às 13h00, o nível do Rio Pomba estava em 5,85m e a previsão é de que continue subindo nas próximas horas. 

Fonte: Jornal O Vigilante Online, com informações do Site do Marcelo Lopes e Corpo de Bombeiros

Laranjal e Palma

Laranjal e Palma também amanheceram nesta quinta com suas principais ruas inundadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em nenhumas destas cidades há registro de pessoas desaparecidas. 

Palma

Laranjal
Leia também:

Chuva causa inundação em ruas de Recreio; veja vídeos


Alagamento na 'Ponte do Timbira' em Leopoldina causa lentidão na BR-116 e contribui para acidente
Júlio Cesar Martins/O Vigilante Online

Fonte: Jornal O Vigilante Online



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS