Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Você já ouviu falar do Guia Alimentar para a População Brasileira? 

Coluna da Nutricionista Maitê Chagas | Artigo - 02/02/2020 - 14:19 | Atualizado: 08/02/2020 - 23:53



Por Maitê Chagas

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento oficial do Ministério da Saúde, elaborado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade de São Paulo (USP). 

O documento é voltado para a população brasileira no todo. Além de oferecer sugestões de refeições acessíveis e que respeitem as diferenças culturais e regionais do território brasileiro, ele nos apresenta os “10 passos para uma alimentação saudável”. 

São eles: 

1- Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados; 

2- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades; 

3- Limite o consumo de alimentos processados; 


Continua depois da publicidade




4- Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece; 

5- Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas; 

6- Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos; 

7- Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas; 

8- Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos; 

9- Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora; 

10- Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo. 

Esses 10 passos são ações simples, que podem e devem ser implementadas no nosso cotidiano, que estão ao alcance de todos.  

Se o básico da alimentação saudável fosse levado em conta pela população, grandes problemas da saúde pública poderiam ser resolvidos. 

Como profissional, acho o documento completo, relevante, e de fácil entendimento, mas infelizmente a maioria da população não tem conhecimento sobre o mesmo.  

Ficou curioso? Confira no link abaixo o documento na íntegra:  

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
 
Maitê Oliveira Chagas 
NUTRICIONISTA 
CRN9 – 23335 
(35) 988569044 
Avenida Presidente Carlos Luz, 699 (sala 502) - Leopoldina - MG




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS