Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


FEAM vistoria barragens da CBA em Miraí e Itamarati de Minas e confirma segurança das estruturas

Assessoria | Região - 06/01/2020 - 18:36 | Atualizado: 07/01/2020 - 12:24

Fiscais da Fundação Estadual do Meio Ambiente avaliaram pontos relacionados às condições de drenagem, identificação de instrumentos e limpeza de canaletas.


CBA
Fiscais da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) estiveram nas Unidades de Mineração da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) em Itamarati de Minas e de Miraí para avaliar as condições de segurança de suas barragens de rejeito.  Os fiscais avaliaram em campo as drenagens superficiais, os instrumentos de monitoramento, taludes e bermas, cobertura vegetal, qualidade da água devolvida ao meio ambiente, ações de melhoria etc.

Seguindo o pilar de transparência, a empresa recebeu os representantes da instituição em dezembro e apresentou todas as informações solicitadas, bem como acompanhou a visita dos técnicos nas barragens ao longo dos dois dias. “Nós consideramos importante a visita dos orgãos fiscalizadores à CBA para vistoriar as estruturas. A fiscalização realizada por um órgão público valida a dinâmica de gestão de segurança de barragem da empresa”, diz Caetano Vaz Lobo Barros, engenheiro de minas da CBA.


Continua depois da publicidade




Além das condições visuais da estrutura, os fiscais avaliaram o cumprimento das recomendações da Geoconsultoria, consultoria independente de geotecnia contratada pela CBA, e também conferiram as recentes  atualizações  do  Plano de Segurança de Barragem (PSB) e do Plano de Ações de Emergência para Barragem de Mineração (PAEBM). “Fomos muito elogiados pela disciplina na condução do nosso trabalho e pela gestão de segurança de barragens da empresa”, complementa Caetano.


De acordo com o gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, esse tipo de fiscalização reflete transparência à população em relação ao trabalho da empresa. “O resultado positivo em uma vistoria como essa, com a riqueza de detalhe que foi realizada, traz tranquilidade para a comunidade. O sistema de gestão de segurança das nossas barragens contempla rotinas pesadas de monitoramentos e avaliações, sendo que os resultados são encaminhados aos órgãos fiscalizadores. Também contamos com auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada e reconhecida internacionalmente, que avalia os monitoramentos, controles e ações mensalmente e, a cada 6 meses, realiza uma avaliação geral da barragem”, reforça.

Em 2019, a CBA também realizou treinamentos com os moradores pertencentes à Zona de Autossalvamento (ZAS), à jusante das barragens, sobre como proceder em situações de emergência, em parceria com as Defesas Civis Municipais e o Corpo de Bombeiros Militar. O treinamento na ZAS é parte das ações de rotina previstas no PAEBM, em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens e em cumprimento à legislação (Portaria 70.389/17). Posteriormente aos treinamentos, foram realizados os simulados de evacuação da área de autossalvamento, com excelente adesão da comunidade.

Barragens CBA

As barragem de Itamarati de Minas e Miraí foram construídas em etapa única e operam desde 1992 e 2008, respectivamente. A empresa mantém todos os controles e manutenção das estruturas. Ambas as barragens possuem estações de tratamento de água, que garantem o retorno deste recurso com qualidade para o meio ambiente.  

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.
Leia também:

Moradores participam do simulado de emergência de barragem em Itamarati de Minas


Fonte: Assessoria de Imprensa CBA – Ideia Comunicação



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS