Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242


Rede Conectando Saberes promove Seminário Conectando Boas Práticas e premia educadores em Leopoldina

Por João Paulo Pereira de Araújo | Cidade - 03/12/2019 - 07:15 | Atualizado: 03/12/2019 - 09:38




A Rede de professores Conectando Saberes – Núcleo de Leopoldina –, apoiada pela Fundação Lemann, promoveu no último sábado (30) o Seminário Conectando Boas Práticas, no Clube do Moinho, em Leopoldina. A programação contou com palestra de Jana Barros, coordenadora pedagógica na Bahia, e apresentação dos trabalhos selecionados no 1º edital. Cerca de 400 profissionais da educação, entre professores, supervisores, diretores e secretários municipais estiveram presentes.

Por todo o Brasil aconteceram Seminários neste mesmo molde com objetivo de reconhecer, valorizar e realizar momentos de trocas de experiências entre educadores. Uma marca importante para o Núcleo de Leopoldina foi a 3ª colocação em números de projetos inscritos entre todos os Núcleos, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.


Os mais de 100 projetos inscritos na região de Leopoldina passaram por uma banca examinadora formada por profissionais indicados pela Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Recreio, além de professores do Núcleo regional.

Continua depois da publicidade




O Seminário começou com a palestra de Jana Barros, coordenadora pedagógica da rede estadual da Bahia no CES SEABRA, na região da Chapada Diamantina. A palestrante contou um pouco de sua experiência profissional como professora e respondeu algumas perguntas do público presente. Jana foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Civita, na categoria Gestão. Em 2014, ela representou o Brasil na ONU no REDUCA.

O ponto alto do evento foi a apresentação dos trabalhos selecionados: Trabalhando as Emoções, autora: Fabiana Gonçalves Barbosa, Pré-Escolar Municipal “Cantinho da Amizade” Anita Borela (Leopoldina); Corrida Rústica CAIC, autor Villy França Marques Barbosa, Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro de Resende (Leopoldina); Pedalada Literária da professora Bela, autora Lauriana Gonçalves de Paiva Guttierrez, Colégio de Aplicação João XXIII (Juiz de Fora); Desrotulando: Alimentação Saudável Dentro e Fora da Escola, autora Tércia Vargas dos Santos, Escola Municipal Ribeiro Junqueira (Leopoldina); É tão lindo! Valorizado nossas diferenças!, autora Eloisa soares Fialho Portugal, Creche Municipal Maria Aparecida Silva Conte (Leopoldina); A Mala Maluca da Vovó Zenilda, autora Ellen de Paula Moreira Abreu, Escola Municipal Santos Dumont (Juiz de Fora); Semana do Protagonismo Juvenil e Valorização do Estudante,  autora Milene Guerra Basile Xavier (representada pela professora Francis), Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado (Leopoldina); Da Criação à Difusão: Unindo Arte e Tecnologia na Produção Artística em Contexto Escolar, autor Alan Villela Barroso, Escola Estadual Enéas França (Leopoldina); O Uso de Novas Tecnologias nas Práticas Educacionais, autora Ana Cláudia Duarte, Escola Municipal Ribeiro Junqueira (Leopoldina); Projeto Alimentação Saudável, autora Juliene Ferreira de Oliveira, Escola Municipal Botelho Reis (Leopoldina). Ao final todos os autores receberam uma placa de reconhecimento pelo projeto desenvolvido.


O Seminário em Leopoldina foi uma realização da Rede Conectando Saberes – Núcleo Leopoldina – com o apoio da Fundação Lemann e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Recreio e UEMG/Leopoldina.

A Rede Conectando Saberes

A Conectando Saberes interliga professores(as) de todo o Brasil, estejam eles(as) atuando em sala de aula, na coordenação pedagógica, na diretoria da escola ou na Secretaria de Educação, com a finalidade de criar uma rede de apoio para professores e reduzir a solidão desse profissional. Juntos, esses educadores buscam fortalecer a profissão docente, compartilhando aprendizados, angústias, desafios e vitórias da construção de uma educação pública de qualidade.

Em todos os núcleos, os educadores da Conectando Saberes se engajam diariamente para garantir mais qualidade e equidade na aprendizagem dos alunos, aplicando práticas inovadoras em sala de aula, construindo iniciativas transformadoras e compartilhando projetos uns com os outros.
Seja em encontros regionais, nacionais ou virtuais, educadores do país inteiro constroem espaços coletivos para o diálogo, a troca e o fortalecimento da profissão através da Conectando Saberes e das oportunidades que ela oferece.

A rede conecta professores e gestores públicos, tornando possíveis transformações pensadas e estruturadas por ambas as partes. Ela também incentiva o reconhecimento de quem está fazendo diferença em sala de aula, inspirando professores para além da rede.
Em Leopoldina, a Rede Conectando Saberes está presente desde maio de 2018.

Fonte: Rede Conectando Saberes



Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2020 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS