Por Flávia Guerra*
1. Deixar de consumir um grupo de nutrientes:
Dietas que eliminam gorduras, ou que eliminam por completo os carboidratos, além do pânico que é gerado quando se pensa em determinados nutrientes indicam que você está fazendo isto errado... Existem as dietas low carb e as low fat que querem dizer que são baixas em carboidrato e gordura respectivamente. Mas elas não são isentas desses nutrientes. Eles apenas devem ser consumidos em menor quantidade observando-se a qualidade também. Retirando por completo indica que você vai estar em falta de ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais e também pode ter sintomas desagradáveis.
2. Poucas calorias:
Uma perda de peso saudável varia de 0,5 kg a 1,5 kg por semana. Quando se perde muito mais que isso pode significar que você está ficando com fome ou está consumindo muito menos calorias do que o seu organismo precisa somente para sobreviver, que é a taxa metabólica basal. O tiro pode sair pela culatra já que o organismo pode, como mecanismo de sobrevivência, diminuir o seu gasto energético e a perda de peso ficar bem mais difícil. Um exemplo simples e corriqueiro – dieta da sopa.
3. Efeito sanfona:
Você engorda, vai lá, faz uma dieta e emagrece, a dieta termina e logo em seguida engorda de novo, faz outra dieta, emagrece e assim por diante... Tem algo errado! Se você vive de dieta, sua dieta tem dia e hora pra terminar, não reeduca sua alimentação e não trabalha seus sentimentos e emoções, existe uma grande chance de você continuar nessa roda viva para o resto da sua vida!
4. Você sente fome e muito desejo por doces:
Pode ser que a sua dieta não esteja contemplando nutrientes essenciais para a formação de serotonina e controle da vontade por doces como vitamina B6, Cromo e magnésio. Ou então, pela falta de carboidratos em alguma refeição, há um efeito rebote que é a vontade de comer doces que geralmente acontece no fim da tarde.
5. Você tem que controlar os horários de comer:
Ficar contando os minutos pra próxima refeição porque você leu que precisa comer de 3 em 3 horas é ficar neurótico. Você deve se alimentar até ficar saciado e só voltar a comer quando a fome aparecer novamente. Seu organismo é que sabe qual o horário você deve comer e ele dá sinais. (Re)aprenda a ouvi-los e seja feliz!
*Flávia Guerra - Nutricionista e Coach de Emagrecimento
Instagram: @flaviaguerranutri
Facebook: /flaviaguerranutri
Continua depois da publicidade