Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Coluna da Débora Melo | Aceite o que não pode mudar e seja feliz

Débora Melo | Artigo - 16/06/2019 - 12:42 | Atualizado: 16/06/2019 - 12:59


  Por Débora Melo*
Perceber que nada dura para sempre é uma das chaves para a felicidade duradoura e a paz. O outro fator importante é saber o que podemos e o que não podemos mudar em nossas vidas.

Muitas pessoas são infelizes porque não compreendem que não têm controle sobre determinados aspectos e situações. Ficam insatisfeitos com fatos e fatores sobre os quais não têm controle. Não aceitam as coisas que não podem mudar. Isso leva a frustração desnecessária, desapontamento e sofrimento. 

Infelizmente, muitos de nós não percebemos o que verdadeiramente podemos transformar. 

Mas o que fazer para evitar esta situação?     

Devemos focar nosso tempo e energia no que realmente podemos mudarem nossas vidas e aceitar as que não podemos reverter.

Eis alguns exemplos:

Se estamos acima do peso, podemos mudar isso. Se não gostamos do nosso trabalho, podemos mudar isso. Se não estamos felizes com um determinado relacionamento, podemos e devemos mudar isso. Se quisermos ter mais amigos, também podemos mudar essa situação. Não gostamos da cor do nosso cabelo? Do corte? Basta mudar. A escolha é nossa. 

Continua depois da publicidade




Compreendendo a vida desta forma, concentramos nossos esforços e atenção no que realmente importa. Esta atitude leva à paz, serenidade e liberdade.

Agora vejamos alguns exemplos do que não podemos e não nos cabe mudar:

O clima

Você já reparou quantas pessoas reclamam do tempo porque não é do seu agrado? Vamos enfrentá-lo: não temos controle sobre a mãe natureza. Se chover no seu aniversário, faça o melhor possível.

O que outras pessoas pensam

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, dificilmente podemos mudar o que outras pessoas pensam, inclusive sobre nós mesmos. No entanto, inúmeras pessoas tentam em vão mudar as opiniões e pensamentos dos outros. Não vale a pena se estressar. 

O que outras pessoas fazem    

Nós também não temos controle sobre o que os outros fazem. Suas ações são independentes da nossa. Apesar disso, algumas pessoas gastam tanto tempo e esforço tentando fazer com que seus cônjuges, familiares e amigos ajam de maneira diferente. Você é o único que pode decidir e controlar suas ações, então por que deveria ser diferente com os outros?

O passado e o tempo perdido

Este é um grande problema. O passado está perdido para sempre e não há como recuperá-lo. "Eu deveria ter...", "Se eu tivesse feito isso...". São frases comuns que expressam tristeza e remorso pelo tempo perdido. O tempo perdido se foi para sempre e nunca iremos recuperá-lo. Ironicamente, muitas pessoas perdem o único tempo que têm (o presente) pensando no tempo que perderam.Todos nós cometemos erros e a coisa mais sábia que podemos fazer é aprender com eles. Não podemos desfazer o que já foi feito. Nós só temos o momento presente, então devemos aceitar o passado e seguir em frente. 

Nossa família

Gostemos ou não, estaremos para sempre ligados a nossos familiares. Se quisermos ser felizes, precisamos aceitá-los. Isso não significa que devemos aturar um pai, mãe, irmão ou qualquer outro membro abusivo da família. Significa meramente que não podemos mudar este fato. A nós cabe aceitar sem julgar e pronto. Sigamos em frente.

Por fim, não podemos mudar o fato de que a própria mudança é inevitável. Grande parte da depressão, tristeza e ansiedade que as pessoas sentem hoje é porque elas não aceitam mudanças. 

Muitos se apegam ao que querem preservar. Quer se trate de saúde, bens materiais, entes queridos, etc. A mudança é inevitável e não há nada que possamos fazer sobre isso. Quanto mais cedo aceitarmos o fato de que tudo muda em algum momento e que não temos controle sobre tudo, menos nos apegamos e mais felizes nos tornamos.

Resumindo: se quisermos ser verdadeiramente felizes e termos paz, é essencial que aceitemos as coisas que não podemos mudar e sobre as quais não temos controle e nos concentrar no que realmente podemos e queremos mudar.

A vida nem sempre vai nos parecer justa e muitas vezes não é mesmo, mas, ainda assim, é maravilhosa. Cabe a você decidir como quer vivê-la! 

Fiquem em paz e até a próxima.
* Estudiosa da expansão da consciência e da lei da atração. Pratica meditação, Ho'oponopono, Mecânica Quântica, etc...
Leia também:
► Você é o que pensa
 Lei da Atração: O que é e como usá-la a seu favor

 





Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS