Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Copasa e parceiros celebram Dia Mundial do Meio Ambiente em Leopoldina e Cataguases

O VIGILANTE ONLINE | Cidade - 10/06/2019 - 17:26 | Atualizado: 12/06/2019 - 08:45

Atividades focaram a diminuição dos impactos causados pelo homem na natureza.


Mais de 350 mudas foram doadas e 30kg de garrafas PET foram arrecadadas durante a troca solidária em Leopoldina - Fotos: Copasa/Divulgação

Mais de 350 mudas foram doadas e 30kg de garrafas PET foram arrecadadas durante a troca solidária em Leopoldina - Fotos: Copasa/Divulgação

A Copasa, por intermédio dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), reuniu diversos parceiros nas cidades de Leopoldina e Cataguases para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Os Colmeias integram o Programa Pró-Mananciais, criado pela Copasa para proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados para a captação de água para abastecimento das cidades operadas pela empresa.
► Na Semana do Meio Ambiente, Leopoldina realiza ações para conscientizar crianças e jovens
Em Leopoldina, o Colmeia e o Projeto Veg na Estrada, idealizado pela Veg Ideias Culinária Vegana, se uniram com o objetivo de despertar, principalmente nas crianças, o senso de responsabilidade com o meio ambiente. Nos dias 5 e 6 de junho, o evento recebeu, no Horto Florestal da cidade, cerca de 300 alunos de Leopoldina e Palma. Os estudantes participaram de piqueniques, atividades lúdicas, palestras e oficinas, atividades que foram ministradas pela ONG Minas Vida, Veg Ideias, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Policia Militar Ambiental.

Durante as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, as crianças participaram de atividades lúdicas sobre o Meio Ambiente.

Já na manhã do dia 7, ainda no Horto Florestal, aconteceu o curso de Poda de Árvores, ministrado pelo engenheiro florestal do IEF, Luiz Henrique Ferraz Miranda. O curso teve o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento da prática e aumentar a compreensão sobre a importância da poda regular para o aumento do impulso no desenvolvimento das árvores. Participaram do treinamento os integrantes do Colmeia de Leopoldina, funcionários da Prefeitura Municipal e membros da comunidade.

Poda Regular foi tema de curso em Leopoldina, ressaltando a importância da prática para o desenvolvimento das árvores.

Como forma de contribuir para a redução do número de garrafas PET descartadas na natureza, Leopoldina contou com uma ação de troca solidária, no dia 8 de junho, realizada na Praça Félix Martins. Na oportunidade, os interessados puderam trocar quatro garrafas plásticas por uma muda de planta nativa. O resultado da iniciativa foram 350 mudas doadas e 30 quilos de garrafas PET arrecadadas e que serão destinadas para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Leopoldina (Ascamare).
Aplicativo 'Recicla Lelê' é apresentado ao público durante palestra do Instituto Sustentavelmente no CEFET Leopoldina
Em Leopoldina, o Colmeia é formado por representantes da Copasa, das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação da Prefeitura Municipal de Leopoldina; do IEF; da Emater; da ONG Minas Vida; da Epamig; da Polícia Militar Ambiental e por membros da comunidade local. Além dessas entidades, a Associação Regional de Proteção e Educação Ambiental (Arpea) também abraçou a realização do evento.

Em Cataguases, a Copasa esteve presente como apoiadora no Dia de Campo, tradicionalmente realizado pela Emater, em parceria com o IEF e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases, e que reúne produtores rurais e profissionais das áreas de agricultura e meio ambiente.

No Dia de Campo, produtores rurais puderam conhecer as ações adotadas pelo Pró-Mananciais em Cataguarino.

Nesta edição, o evento teve como tema a “Adequação Ambiental de Propriedades Rurais e Técnicas de Manejo e Conservação do Solo e da Água para Aumento de Estoque de Carbono e Oferta de Água” e aconteceu no dia 4 de junho, no Sítio Vargem Alegre, distrito de Cataguarino. O local é uma das propriedades atendidas pelo Programa Pró-Mananciais em Cataguases.
Continua depois da publicidade



Os participantes tiveram a oportunidade de participar de apresentações sobre “Conservação do Solo”, “Adequação Ambiental e Técnicas de Manejo”, além de “Conservação do Solo e da Água”. Houve também a apresentação do Projeto Conexão Mata Atlântica, que visa contribuir com a conservação e restauração da Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica dos Rios Pomba e Muriaé, envolvendo o estímulo à realização de atividades de produção sustentável. Eles também fizeram uma visita técnica onde conheceram as práticas adotadas na propriedade para recuperação hídrica por meio do Pró-Mananciais.

No dia 7 de junho, cerca de 60 alunos das escolas municipais Boaventura Abritta, de Cataguarino, e Professora Carmelita Guimarães, de Cataguases, se encontraram no Horto Florestal de Cataguases, onde participaram de uma visita técnica e de palestras voltadas para a conscientização ambiental.

O encontro promovido pela Copasa para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente em Cataguases contou com o apoio da Prefeitura de Cataguases (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), da Energisa, do IEF e da Emater.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Copasa




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS