Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Pesquisa de Leopoldina recebe congratulações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O VIGILANTE ONLINE | Geral - 05/06/2019 - 19:40 | Atualizado: 07/06/2019 - 08:47

A pesquisa “Ferramenta para identificação e classificação de fake news na web”, desenvolvida pelos alunos Antony Leme e Davi Guerra, orientados pelo professor Samuel Basílio, recebeu “votos de congratulações” da Câmara Municipal de Leopoldina e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

De acordo com a Assessoria de Comunicação do CEFET/MG, o gesto representa um desejo oficial de “parabéns” aos pesquisadores pelo trabalho desenvolvido. Em seu requerimento à ALMG, o deputado estadual Fernando Pacheco (PHS) ressaltou a iniciativa dos alunos e do professor: “Neste cenário árido para a ciência, a execução do trabalho dos alunos Davi e Antony se traduz em esperança”.


Segundo o professor Samuel, é muito bom saber que no meio político, tão desacreditado pela população em geral, ainda há pessoas que atentam para a educação e pesquisa. “É esse tipo de reconhecimento que nos dá esperança de que o Brasil pode melhorar. Bom seria se mais pessoas valorizassem o conhecimento”, afirma Samuel. A pesquisa teve como coorientador o professor João Gabriel Rocha.

Identificando fake news


“Ferramenta para identificação e classificação de fake news na web” teve como objetivo desenvolver uma ferramenta que, a partir da análise dos metadados (códigos dos sites) de uma publicação on-line, fosse capaz de identificar e classificar uma notícia como falsa ou não. De acordo com Samuel Basílio, analisando esses metadados, são separados alguns pontos que vão indicar se uma notícia é falsa ou não, como, por exemplo, a presença ou não de autor, formato do título, reaparecimento da notícia na Web, posição da página no Google. “A partir desses atributos criamos um modelo matemático que representa a probabilidade de a notícia ser ou não falsa”, explica.

A Ferramenta foi apresentada na Universidade de São Paulo (USP) em março deste ano, durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Fonte: Secretaria de Comunicação Social/CEFET/MG




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS