Por que você sabe como se alimentar bem, mas não consegue fazer?

Por Flávia Matos Guerra | Artigo - 09/06/2019 - 06:25 | Atualizado: 09/06/2019 - 17:01

  Flávia Matos Guerra*
Por que você sabe como se alimentar bem, mas não consegue fazer? 

Porque temos 3 cérebros na tomada de decisões na escolha alimentar. 

Nosso cérebro é dividido em 3 sistemas:

• Cérebro reptiliano: essa parte do cérebro é que vai dizer se você está com fome, ou não e qual o tamanho dessa fome. É a parte mais primitiva e mais instintiva do nosso cérebro. Todas as necessidades e medos estão relacionados com o cérebro reptiliano e com o sistema de SOBREVIVÊNCIA. O reptiliano diz o tempo todo pra você que não tem comida o suficiente e que vai acabar. Antigamente tinha que comer tudo o que dava para comer porque não se sabia se haveria comida depois. 

• Sistema límbico: corresponde a tudo o que você já experienciou sobre comida, sobre alimentação em geral. Todas as suas memórias, traumas, lembranças, associados a emoções negativas ou positivas.

• Neocórtex: a razão a serviço das emoções. É responsável pela análise complexa de estímulos internos e externos, racionalidade, linguagem, resolução de tarefas e tomada de decisões. É a parte do cérebro que onde está guardada toda a teoria (que você na verdade já sabe) sobre o que é alimentação saudável. 


Definitivamente na maioria das pessoas a parte do cérebro que vai “reinar” na sua escolha alimentar ali no self-service, diante de tantas opções é a o sistema límbico. Você pode até entender que salada faz bem pra saúde e que você deve comer. Mas se você teve uma experiência ruim com salada, passou mal ou se te forçaram a comer quando criança você simplesmente vai ignorar esse conhecimento e fazer outra escolha talvez não tão saudável. 

Você age sob um sistema chamado Bottom-up que é um sistema de sobrevivência ligada ao seu emocional. É um impulso que sobe, levando em consideração a localização dos 3 tipos de cérebro, e leva ao comportamento. E simplesmente você FAZ, não pensa. Isso corresponde a comer por impulso, por emoções como a ansiedade, e explica também as compulsões porque esses sistema busca a recompensa imediata.

Sabendo disso, você agora sabe porquê faz o que faz mesmo sabendo que está errado. Seu cérebro não foi treinado para que você pense antes de comer e sim pra que você simplesmente coma. 

Mas com treinamento o cérebro pode começar a agir no modo top-down (de cima para baixo) fazendo o consciente dominar o inconsciente. Esse sistema vai inibir o sistema bottom-up em cerca de 70 a 80% das vezes e você pode sim começar a raciocinar e fazer melhores escolhas alimentares. 
*Flávia Guerra - Nutricionista e Coach de Emagrecimento Consciente
Instagram: @flaviaguerranutri
Facebook: /flaviaguerranutri





Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS