Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Centro Espírita Amor ao Próximo e Ginásio Leopoldinense comemoram 113 anos de fundação 

Por José Augusto Cabral | Leopoldina - 03/06/2019 - 10:16 | Atualizado: 11/06/2019 - 23:32


Comemora 113 anos de fundação nesta segunda-feira, 3 de junho, o Centro Espírita Amor ao Próximo, localizado na Rua Manoel Lobato, 132, em Leopoldina. 

Nascido do ideal do Major Antônio Zeferino da Silva, distinto Fiscal de Selos e uma das mais conceituadas figuras da sociedade leopoldinense na época, o Centro Espírita Amor ao Próximo foi fundado por ele, juntamente com um grupo de irmãos e amigos, no dia 3 de junho de 1906. 

Programação 

A programação comemorativa dos 113 anos do C. E. Amor ao próximo tem uma Jornada Cultural Espírita, homenagem a Chico Xavier. Às 19h00 desta segunda-feira (3), palestra com José Luiz Paixão, com o tema: Chico, um homem chamado amor. 


Dia 5 de junho, quarta-feira, às 19h30, palestra com Zezé Salles, abordando o tema: Chico Bondade Xavier. Na quinta-feira, dia 6 de junho, às 19h00, palestra com Robério Torres (Muriaé-MG). Tema: Nosso Lar. Encerrando a programação, no sábado, dia 8 de junho, palestra com o Dr. Delano Carlos Carneiro, apresentando o tema: Trajetória evolutiva, à luz do Espiritismo. 

Há 113 anos nascia o Ginásio Leopoldinense 


Também no dia 3 de junho nascia no município o "Ginásio Leopoldinense", hoje Escola Estadual Professor Botelho Reis, nome escolhido em homenagem ao Professor José Botelho Reis, que durante o período de 1910 a 1925 foi o diretor daquela instituição de ensino.


O imponente edifício, considerado um dos mais belos de Minas Gerais, foi projetado em estilo neoclássico pelo engenheiro Ormeo Junqueira Botelho. Em 12 de março de 1996, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), passou a integrar a relação de bens culturais do estado de Minas Gerais.

O Ginásio tornou-se referência em todo o país desde sua fundação. Na primeira metade do século XX sediou uma Escola Normal, uma Escola Agrícola com Ensino Técnico, Ensino Superior com a sua Escola de Farmácia e Odontologia e Escola do Comércio.

Nesta segunda-feira, na estreia do Jornal Cidade Notícias, através da Rádio Cidade Leopoldina FM 104,3, o diretor da Escola Estadual Prof. Botelho Reis, Fernando Miranda Vargas, será entrevistado pelo novo noticioso, que marca as inovações na programação da emissora, que completa 30 anos em 2019. Na pauta, os 113 anos do Ginásio Leopoldinense.

Fonte: Jornal O Vigilante Online




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS