Professor de Leopoldina conclui Mestrado Acadêmico no Cefet/MG - Campus Belo Horizonte

Por Júlio Cesar Martins | Geral - 31/05/2019 - 08:35 | Atualizado: 06/06/2019 - 23:27

Vinícius Campos de Oliveira pesquisou sobre o ensino da Matemática por meio das tecnologias digitais.


No último dia 20 de maio concluiu seu Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG – Campus II – Belo Horizonte, o Professor Vinícius Campos de Oliveira. Natural de Leopoldina – MG, Vinícius tem sua carreira dedicada à Educação desde 2008. O professor e pedagogo possui Bacharelado em Sistemas de Informação (UNIPAC), Licenciatura em Matemática (FAVED), Licenciatura em Pedagogia (FGD) e Licenciatura em Informática (CEFET-MG), Especialização em Docência do Ensino Superior (FALC), em Tecnologias e Sistemas de Informação (UFABC), em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), em Mídias na Educação (UFSJ), em Inspeção e Supervisão Escolar (FAVENI) e em Gestão Escolar (UFV), além de cursar Bacharelado e Licenciatura em Administração. 

Em sua trajetória acadêmica, Vinícius percorreu estudos em torno do ensino e da aprendizagem da Matemática, da formação docente, das tecnologias da informação e da comunicação e da gestão escolar durante um longo percurso por meio de suas graduações e de suas especializações lato sensu. Em agosto de 2016 cursou a disciplina “TAET: Bases e Princípios da Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG ofertada no Campus Leopoldina. Em novembro desse mesmo ano participou do processo seletivo para aluno regular desse curso ofertado no Campus Belo Horizonte e foi aprovado. 


Durante o período de março de 2017 a maio de 2019, Vinícius esteve empenhado nos estudos do mestrado no qual era vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia e desenvolveu uma pesquisa de campo com os alunos do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual “Sebastião Silva Coutinho” em Leopoldina-MG e com a defesa da Dissertação “Ensino da função afim para estudantes da educação profissional técnica de nível médio com a utilização do Software GeoGebra.”conquistou o título de Mestre em Educação Tecnológica. 


Atualmente, o Prof. Me. Vinícius Campos de Oliveira leciona em 4 instituições de ensino do município. Vinícius é professor de Matemática, Jogos Matemáticos e Desenho Geométrico da Rede de Ensino Apogeu Novo Horizonte, professor de Matemática Aplicada do Instituto de Educação Metodista John Wesley, professor de Aplicativos Informatizados da Administração do Curso Técnico em Administração da E. E. “Sebastião Silva Coutinho” e professor de Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal em Nível Médio da E. E. “Luiz Salgado Lima”.

De acordo com Vinícius Campos de Oliveira, que iniciou o mestrado em março/2017, a pesquisa teve como objetivo investigar uma forma de como utilizar o software GeoGebra no processo de ensino e de aprendizagem da Função Afim destinada a estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio de uma instituição da Rede Pública Estadual de Educação de Minas Gerais no intuito de favorecer a aprendizagem. Assim, deu-se início à pesquisa por meio do estudo bibliográfico em que se delimitam propostas apresentadas das concepções do processo de ensino e de aprendizagem e dos fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Seguiu-se um estudo para explorar softwares educativos no ensino da Função Afim, em particular o software GeoGebra. Nesse quesito, procurou-se aplicar uma sequência didática da Função Afim por intermédio do uso do programa e, assim, compreender se o ensino da Função Afim através dessa ferramenta possibilita uma evolução na aprendizagem dos estudantes. 

A escolha do software GeoGebra foi preponderante por apresentar características favoráveis ao ensino de funções, conforme aponta a literatura. O programa proporciona aos discentes o desenvolvimento de ações como: manipular, observar, visualizar, experimentar, inferir e verificar. Por fim, fez-se o relato da experiência realizada em uma turma de estudantes do primeiro módulo do Curso Técnico em Administração de uma escola da Rede Pública Estadual de Educação de Minas Gerais os quais foram submetidos à aplicação de uma sequência didática da Função Afim por meio do software GeoGebra. O estudo realizado e a análise dos dados relativa à investigação em sala de aula sinalizam para viabilidade do uso do software GeoGebra como recurso didático no ensino de Função Afim.

“É um sentimento inexplicável que sinto nesse momento. Sinto-me gratificado e honrado de poder contribuir com o desenvolvimento do país por meio das minhas pesquisas, e mais honrado ainda de ter tido a oportunidade de cursar um mestrado federal do nível do CEFET-MG e ainda em poder provar, cientificamente, que o uso de recursos tecnológicos digitais contribui favoravelmente nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática (que é uma disciplina importantíssima do currículo escolar) produzindo uma aprendizagem significativa defendida pelo teórico David Ausubel. Eu agradeço muito a Deus, pois foi Ele quem me sustentou até aqui me dando forças, sabedoria, ânimo e coragem para seguir ao fim dessa longa e gratificante trajetória.”, declarou o agora Mestre em Educação Tecnológica, Vinícius Campos de Oliveira.

Para ter acesso ao trabalho do professor Vinícius, entre em contato pelo e-mail: vinicamposmg@gmail.com





Fonte: Jornal O Vigilante Online




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