Icone de mensagem contato@ovigilanteonline.com Icone de telefone (32) 991734242

Projeto que leva noções de primeiros socorros a escolas públicas é apresentado na Câmara Municipal de Leopoldina

Por Arnaldo Spíndola | Geral - 15/05/2019 - 17:08 | Atualizado: 15/05/2019 - 17:19

A leopoldinense Ana Carolina, estudante de Enfermagem da UFJF, apresentou projeto de sua autoria para capacitação em primeiros socorros de professores, funcionários e alunos de escolas públicas.

A leopoldinense Ana Carolina, estudante de Enfermagem da UFJF, apresentou projeto de sua autoria para capacitação em primeiros socorros de professores, funcionários e alunos de escolas públicas.

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada nesta segunda-feira (13), o expediente “Tribuna do Povo” foi ocupada pela estudante de enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Carolina Carraro Tony, para explanar sobre o projeto de sua autoria “Primeiros socorros no ensino básico”.

Inicialmente a estudante explicou que o projeto desenvolve ações educativas, aliando a prática à necessidade de treinamento básico de primeiros socorros de professores, funcionários e alunos de escolas públicas. Segundo ela, o objetivo da visita à Câmara foi apresentar o projeto aos parlamentares e tentar viabilizar meios para trazer esta iniciativa até as escolas do município.

Ana Carolina relatou que o projeto foi criado no ano passado, quando a lei 13.722/19 foi instituída após um acidente em São Paulo que culminou com a morte de uma criança por engasgo em evento promovido por uma escola. A lei torna obrigatória a capacitação de professores e funcionários de escolas sobre primeiros socorros.


A estudante salientou que o grupo de estudo do qual faz parte leva manequins para as escolas a fim de simular situações de parada cardíaca e engasgo, juntamente com as orientações sobre o que deve ser feito em cada situação.

Ana Carolina comentou que o projeto está sendo muito bem recebido nas escolas em Juiz de Fora e que gostaria muito de trazê-lo para Leopoldina, sua terra natal. Para atingir esse objetivo, ela explicou que é necessária uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a UFJF. Ao final, disse que espera contar com o apoio da Câmara Municipal para viabilizar a vinda desse projeto.

Em seguida, houve manifestações de apoio dos vereadores Kélvia Raquel, José Ferraz Rodrigues, José Augusto Cabral, Elvécio de Souza Barbosa, Antônio Carlos Martins Pimentel, Ivan Nogueira e Hélio Batista Braga de Castro. Ao final, o Presidente daquela Casa Legislativa parabenizou a estudante e convidou os membros da Comissão de Educação para juntos dialogarem com o Executivo sobre a viabilidade de firmar a parceria com a universidade. 

Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS