Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (10)

Por Júlio Cabral | Geral - 08/04/2019 - 14:24 | Atualizado: 08/04/2019 - 16:07

Campanha vai até 31 de maio, tendo como o dia D, de Mobilização Nacional, a data de 4 de maio.


Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país.

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.  Em Minas Gerais, a campanha será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio próximos, tendo como o dia D, de Mobilização Nacional, a data de 4 de maio.

Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.


A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Leopoldina

As Unidades de Saúde do município com sala de vacina estarão abertas para vacinação dos grupos prioritários. (ESF Bela Vista II; ESF São Cristóvão; ESF Pirineus; ESF Seminário; ESF Bandeirantes; ESF Quinta Residência; ESF Tebas/Piacatuba; ESF Providência/Abaíba; ESF Ribeiro Junqueira; Polo de Saúde Agostinho Pestana).

Os horários de funcionamento: 
- Unidades de Saúde da família: Segunda-feira de 08:00h às 19:30h e de Terça à Sexta das 8:00h às 15:30h
- Polo de Saúde Agostinho Pestana: Segunda à sexta das 08:00h às 17:30h.

Conforme orientação do Ministério, nesta primeira etapa, que começa no dia 10/04, serão priorizadas crianças de 06 meses a menores de 06 anos (05 anos 11 meses e 29 dias) e gestantes, em decorrência da vulnerabilidade desse público. A partir de 22/04, a vacinação será estendida para todos os grupos prioritários em todo o país.
 
Grupos prioritários para a vacinação:

• 
Crianças: 06 meses a menos de 06 anos ( 05 anos 11 meses e 29 dias);
 Idosos: maior ou igual a 60 anos de idade;
 Gestante: qualquer idade gestacional;
 Puérperas: até 45 dias após o parto;
 Trabalhadores da Saúde nos diversos níveis de complexidade;
 População indígena;
 População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
 Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas – 12 a 21 anos;
 Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. ( Mantém -se a indicação da necessidade da prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação).
 Professores das escolas públicas e privadas. (Mantém-se a indicação da apresentação da declaração devidamente assinada pelo Diretor da escola).

Fonte: Agência Brasil e SMS de Leopoldina, com Maria Luiza Junqueira




Os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião do Jornal O Vigilante Online, que reserva-se o direito de excluir postagens ofensivas, injúrias, xingamentos, ameaças e agressões a quaisquer pessoas.

Logo O Vigilante
Jornal O VIGILANTE ONLINE | HC&P - Copyright © 2009-2019 | Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização
Criado e Desenvolvido por Criado e Desenvolvido por HPMAIS